Pan-Americano
Brasil bate o Chile nos pênaltis e conquista o ouro no futebol masculino
Equipe brasileira quebrou jejum de 36 anos sem o título da modalidade
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]
O futebol masculino brasileiro voltou ao lugar mais alto do pódio dos Jogos Pan-Americanos depois de 36 anos. Na noite deste sábado, o Brasil derrotou o Chile nos pênaltis por 4 a 2, depois do empate no tempo normal em 1 a 1 na decisão do torneio. O jogo foi disputado em Viña Del Mar e contou com a presença de mais de 20 mil chilenos apoiando a seleção local.
O time da casa saiu na frente com Guerrero, na etapa inicial, mas o Brasil foi buscar o empate já nos minutos finais do segundo tempo. Após troca de passes de cabeça dentro da área, Ronald completou para as redes.
O duelo foi para a prorrogação, mas nenhuma das duas equipes foi efetiva para marcar, deixando a decisão ir para os pênaltis. Nas cobranças, brilhou a estrela do goleiro Mycael. Ele defendeu uma cobrança do adversário e ainda viu outro chileno isolar a quarta cobrança do Chile.
Pelo lado do Brasil, Matheus Nascimento, Miranda e Ronald marcaram, enquanto Figueiredo também parou no goleiro adversário. Com vantagem de 3 a 2 no placar, o próprio Mycael foi para a quinta cobrança, converteu, e garantiu o título para o Brasil. O último ouro na modalidade havia sido em Indianápolis, nos Estados Unidos, em 1987.