O Semasa inaugurou na terça-feira a reforma geral da sede administrativa e a recuperação estrutural dos tanques e dos reservatórios da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque. O investimento é de R$ 4 milhões.
Continua depois da publicidade
Esta foi a primeira reforma na sede administrativa desde a fundação da ETA São Roque, há 45 anos, na rua Antônio José Cuco. No local são coordenados os trabalhos de tratamento da água ...
Esta foi a primeira reforma na sede administrativa desde a fundação da ETA São Roque, há 45 anos, na rua Antônio José Cuco. No local são coordenados os trabalhos de tratamento da água captada no canal retificado do rio Itajaí-mirim, armazenamento e distribuição para abastecer Itajaí e Navegantes, com capacidade para produzir 1200 litros de água tratada por segundo.
Continua depois da publicidade
No espaço também fica o centro de telemetria, onde são controlados os sistemas de água e esgoto de toda a cidade e o laboratório de análises de qualidade da água.
Reforma geral
Continua depois da publicidade
A reforma contemplou a revisão da parte estrutural com nova fachada, novo sistema elétrico e hidráulico, pintura, reforma do telhado, reforma e cobertura das passarelas e das grades de proteção no acesso aos tanques, reforma do setor de bombas, instalação de elevador, paisagismo, implantação de rampas e novos revestimentos.
Entre as novidades está a abertura da cozinha e refeitório, sala de reuniões, sala de servidor de rede, sala dos servidores e gestão, auditório para eventos institucionais e educacionais e novos banheiros. Nos tanques de tratamento foram feitos reparos preventivos para evitar perdas de água.
A ETA São Roque tem três reservatórios e em dois deles foram feitos serviços de recuperação estrutural e pintura. Em um deles, foi necessária apenas a pintura. A capacidade total de reservatório é de 8,1 milhões de litros de água tratada. Todos os serviços previstos no contrato foram executados em 24 meses.