JOSÉ BOITEUX 

PF diz que operação respeitou decisão judicial

PMs atuaram sob a coordenação da Polícia Federal em território indígena

miniatura galeria
miniatura galeria

A Superintendência da Polícia Federal (PF) em Santa Catarina informou ao DIARINHO que a operação de manobra das comportas da Barragem Norte, em José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí, já previa a ação conjunta com a Polícia Militar, mas sob a coordenação da PF, conforme determinação judicial.

A presença da PM em território indígena, porém, gerou confronto no dia 11 de outubro, quando as comportas foram abertas, e também foi questionada pela comunidade no fim de semana passado ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A presença da PM em território indígena, porém, gerou confronto no dia 11 de outubro, quando as comportas foram abertas, e também foi questionada pela comunidade no fim de semana passado, em operação pra abertura das comportas. Segundo a Defesa Civil, o contingente da Polícia Militar, com mais de 10 viaturas, foi pra “proteção dos civis e do caminhão” usado pra manobra na barragem.

Continua depois da publicidade

A PF não confirmou se o apoio da PM teria sido pedido pela delegacia do órgão em Itajaí, que responde por 47 cidades na região do Vale do Itajaí, diante da falta de efetivo de policiais federais. A polícia Federal destacou que tem o compromisso de  garantir os direitos dos povos indígenas e que outras forças de segurança também formam a rede de proteção.

“A demanda de efetivo para a ação foi suficientemente calculada, pois, no caso, se tratou apenas de uma intermediação com indígenas, desarmados, para apoiar uma necessária manobra técnica na barragem pela Defesa Civil estadual”, afirmou em nota, destacando que também houve interlocução com diversos órgãos.

“Situações de animosidade entre indígenas e as forças de segurança, via de regra, são dirimidas em conjunto com interlocutores dos indígenas envolvidos, da Funai, do Ministério dos Povos Indígenas, do Ministério Público, do Judiciário e de órgãos estaduais, que atuam cada um na medida de suas atribuições”, explica.

 

Baixo efetivo

Sobre o problema de efetivo, a superintendência disse que os números do contingente de servidores da PF são resguardados por lei e que o órgão não divulga tais dados.

“No entanto, esclarecemos que, com certa regularidade, a PF realiza concurso público para suas carreiras policiais e que a última turma de formandos tomou posse recentemente, no último mês de setembro”, informou. 

O curso formou 217 alunos para os cargos de delegado, agente e escrivão de Polícia Federal. Em entrevista neste mês, o diretor-geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues, confirmou que há defasagem de efetivo, mas não informou qual seria o quantitativo ideal. Ele afirmou que um estudo técnico está sendo feito pra determinar o efetivo ideal e, a partir daí, propor a ampliação do quadro.

Continua depois da publicidade

Segundo Augusto, atualmente a corporação conta com cerca de 12 mil policiais. O último concurso foi em 2021. “Nosso efetivo é baixo, nós precisaríamos ter mais. Estamos finalizando agora um projeto de segurança de fronteiras, e também de portos e aeroportos, e que vai passar pelo incremento de efetivo”, disse.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.96


TV DIARINHO


🕵️‍♂️🌊 MISTÉRIO NO RIO PARATI! | O corpo do pescador Antônio Carlos, de 45 anos, foi encontrado neste ...



Especiais

Inteligência, participação social e coordenação: como combater o crime sem chacinas

CHEGA DE CHACINAS!

Inteligência, participação social e coordenação: como combater o crime sem chacinas

Nascidos no caos climático

NOVA GERAÇÃO

Nascidos no caos climático

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

CLIMA

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

ESCALA 6X1

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

O plano do governo para manter territórios indígenas seguros

E depois da desintrusão?

O plano do governo para manter territórios indígenas seguros



Blogs

Placas prejudicam os pedestres

Blog do Magru

Placas prejudicam os pedestres

Vitamina D

Blog da Ale Françoise

Vitamina D

💊   Suplementos: o que o corpo realmente precisa — e o que é só marketing

Espaço Saúde

💊 Suplementos: o que o corpo realmente precisa — e o que é só marketing

Padre Fábio de Melo no Natal de Itajaí

Blog do JC

Padre Fábio de Melo no Natal de Itajaí



Diz aí

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.