ITAJAÍ
Marinha alerta pra perigo da navegação com a correnteza
Canal portuário segue fechado; balsinha da Barra do Rio mantém paralisação
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A Marinha do Brasil divulgou avisou alertando para o perigo de navegação no rio Itajaí-açu. A recomendação é de que se evite navegar.
O alerta leva em conta as fortes chuvas e a presença de barcos abandonados ou qualquer material flutuante que deixa a navegação em risco.
Continua depois da publicidade
Há destroços desde a ponte sobre o rio Itajaí-açu, na BR 101, perto do estaleiro Okean, até a foz do rio. Em caso de emergências, a Marinha pode ser acionada pelo 185 ou (47) 3348-0129, e pelo e-mail delitajai.segmar@marinha.mil.br.
O canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí chega ao sexto dia fechado nesta terça-feira. A fila pra atracação já conta com oito navios ao largo. Cinco navios desviaram a rota para outros terminais. O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, comentou que ainda não é possível avaliar os prejuízos. A reabertura do canal segue sem prazo definido.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Praticagem, com a descida das águas, a tendência é de que a correnteza siga intensa em Itajaí.
Balsinha parou
O serviço de ferry-boat está funcionando normalmente na travessia do centro de Itajaí e de Navegantes. Já a balsinha da Barra do Rio e do bairro Machados está paralisada. Novas avaliações serão feitas na manhã desta terça-feira.
Homem se agarra em troncos pra sobreviver à naufrágio
Uma lancha do Nepom da Polícia Federal salvou a vida de Luís Carlos Pereira, de 65 anos, por volta das 17h de domingo. Ele naufragou numa pequena embarcação é só teve tempo de se agarrar em troncos quando começou a ser levado pela correnteza do rio Itajaí-Açu.
Continua depois da publicidade
A sorte de Luís Carlos é que a equipe do Nepom fazia uma fiscalização na área para alertar aos pescadores sobre a amarração dos barcos. “Olhamos para a água e vimos o senhor agarrado aos troncos de árvores, sendo levado pela correnteza na direção do mar”, conta o chefe do Nepom, Jorge Froeder.
Luís Carlos estava sem colete salva-vidas, usando um boné e capa de chuva. Os policiais puxaram Luís Carlos para dentro do barco. Ele contou que estava na água há cerca de 15 minutos e já apresentava início de hipotermia.
O senhor foi levado para o píer do Centreventos, onde a ambulância do corpo de bombeiros fez os primeiros socorros. Ele foi transferido para o hospital Marieta.
Ajudava vizinhos
Seu Luiz tentava ajudar as vitimas de alagamentos na região do Ribeirão da Murta, em Itajaí, usando um pequeno barco. Com a correnteza a embarcação virou e ele foi levado pela forte correnteza para o rio Itajaí-açu.
Continua depois da publicidade