PREVENÇÃO
Itajaí monta comando integrado de operações no Centreventos
Grupo atenderá ocorrências de forma organizada e dinâmica em caso de enchente ou inundação
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Com o risco de inundações atingirem a região com maior força a partir deste final de semana, Itajaí montou o Sistema de Comando de Operações (SCO) no Centreventos. A partir deste sábado, os órgãos de segurança da cidade, como Defesa Civil, Polícias Militar, Civil e Federal (Nepom), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Codetran, atuarão de forma articulada para atender à comunidade.
O SCO é usado em momentos de gerenciamento de crises e emergências com o objetivo de coordenar ações e dar uma resposta rápida à população. “A intenção do sistema de comando é integrar as equipes e evitar duplicidade no atendimento de possíveis ocorrências”, explica o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Amadeu Medeiros.
O trabalho fará que, em caso de acionamento, não ocorra de equipes diferentes se dirigirem para a mesma ocorrência, desperdiçando atendimento. O local também poderá ser usado como um ponto seguro para demais ações logística, gestão e suporte.
“Com as previsões de mais chuva, estamos tomando medidas importantes, como esta reunião para estabelecer o Sistema de Comando em Operações, que coordena ações de prevenção e resposta a enchentes por meio de um plano de emergência. Nossa principal preocupação é com a segurança da população”, destacou o prefeito Volnei Morastoni.
O município está com abrigo montado na igreja de São Cristóvão, no bairro Cordeiros, e sistema de alerta da Defesa Civil via mensagem informando sobre possíveis alagamentos e inundações. No local, também há um espaço reservado para abrigar os pets das famílias atingidas.
Os profissionais da Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (Uapa) também irão acolher os animais que necessitam de assistência veterinária. As solicitações devem ser feitas através do Plantão da Defesa Animal, por meio de mensagens de WhatsApp, no número (47) 98857-2144. A equipe não atende ligações. O serviço é temporário e limitado ao período das inundações.