Blumenau
Oktoberfest é suspensa por risco de enchente
Programação desta quinta-feira está mantida; suspensão inicia nesta sexta
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A chuvarada que atinge Santa Catarina desde a última quarta-feira colocou água no chope da Oktoberfest, de Blumenau. A festa será suspensa a partir desta sexta-feira e até terça-feira que vem, segundo a prefeitura de Blumenau.
Com a suspensão, a festa deve ser estendida até o dia 29 de outubro. “Neste momento, acima de tudo, precisamos ser responsáveis e cuidar das pessoas. Por isso, tomei a decisão de suspender a festa. E temos que considerar a importância de equilibrar o cuidado com a vida das pessoas e a importância econômica da festa para Blumenau e região, por isso ela foi prorrogada”, disse o prefeito Mário Hildebrandt.
Os primeiros a serem avisados da suspensão foram os patrocinadores. “Tomamos a decisão de suspender a Oktoberfest Blumenau nesta sexta (6/10), sábado (7/10), domingo (8/10) e segunda (9/10). Caso não tenhamos impactos ao evento, retornará normalmente já no começo da próxima semana”, disse parte do texto enviado às empresas que patrocinam a festa.
A interrupção ocorre porque há risco de enchente em Blumenau. A Defesa Civil prevê que o nível do rio Itajaí-açu alcance 12 metros nos próximos dias. A Vila Germânica, local onde ocorre a festa alemã, alaga quando o nível do rio passa dos 11 metros.
A Festa do Imigrante, em Timbó, que ocorreria de 6 a 12 de outubro, também foi adiada.
Fenarreco mantida
A organização da 36ª edição da Festa Nacional do Marreco (Fenarreco) esclareceu na tarde de quinta-feira que a festa estava mantida, afastando boatos de suspensão. “Apesar das chuvas intensas das últimas semanas, estamos empenhados em realizar a Fenarreco com total segurança e compromisso. Nossas equipes de organização, em colaboração com as autoridades locais, estão monitorando de perto a situação e tomando as medidas necessárias para garantir a integridade do evento e de seus participantes”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Helena Boos.
A Fenarreco começou nesta quinta-feira, com previsão de seguir até o dia 15, com muita música e gastronomia típica.