Audiência pública discute novo acesso para a cidade de Porto Belo
Proposta é de abertura de avenidas junto à BR-101 e novo caminho para Bombinhas
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Projeto prevê novo acesso para Porto Belo a partir da BR-101 e uma nova ligação da cidade com Bombinhas pelo Morro de Zimbros
(Foto: Reprodução)
Audiência pública na quarta-feira discutiu a proposta para implantação de um novo acesso viário para Porto Belo a partir da BR-101 e uma nova ligação da cidade com Bombinhas pelo Morro de Zimbros. O evento foi chamado pelo deputado Emerson Stein (MDB), ex-prefeito de Porto Belo, e serviu pra apresentar o pré-projeto do novo sistema viário, que será protocolado na Secretaria Estadual de Infraestrutura em 15 dias.
A audiência reuniu cerca de 250 pessoas no Palco das Artes, em Porto Belo. As sugestões colhidas na reunião e outras manifestações serão juntadas ao pré-projeto. O deputado defende a necessidade ...
A audiência reuniu cerca de 250 pessoas no Palco das Artes, em Porto Belo. As sugestões colhidas na reunião e outras manifestações serão juntadas ao pré-projeto. O deputado defende a necessidade das obras, considerando que o atual plano de mobilidade da região Costa Esmeralda, criado há 15 anos, já não suporta mais o tráfego de veículos, principalmente na temporada de verão, prejudicando a circulação de turistas e moradores.
“Desde o início do mandato nós trabalhamos em um pré-projeto neste sentido. Na última semana fizemos uma apresentação do mesmo para o prefeito [Joel Lucinda (MDB)] e os vereadores de Porto Belo”, lembrou Emerson. Segundo o parlamentar, agora, após a audiência, a ideia é contratar um estudo de viabilidade, que envolverá aspectos ambientais, de tráfego e análises socioeconômicas.
A elaboração do projeto final pode levar até um ano e meio, segundo o deputado. “Tendo o projeto, a gente capta os recursos”, adiantou, destacando que o governo estadual já manifestou apoio. O custo total da obra é estimado em mais de R$ 80 milhões.
“A partir de agora, a gente vai dar busca no governo do estado pra ser parceiro dessa ideia. E vamos reunir a bancada do Vale do Itajaí pra fortalecer ainda mais esse próximo passo”, completou. Novas audiências públicas ainda poderão ser realizadas.
Novas ruas, rotatórias e viaduto
O projeto prevê uma nova entrada pra Porto Belo na altura do km 155,4 da BR-101, com a readequação da rua Nilo Cesar Estevão de Souza, no Alto Perequê, entre o atual acesso principal e a praça do pedágio. A revitalização da via seguiria até a avenida José Neoli Cruz, onde seria implantada uma rotatória. Antes, ainda é prevista outra rotatória, que vai se conectar a uma futura rua projetada.
A nova rua projetada é a primeira de quatro previstas no projeto. A via terá cerca de 2,2 quilômetros, passando atrás do VivaPark Porto Belo. Ela vai seguir da rua Nilo Cesar Estevão de Souza até se encontrar com a avenida Nomi Jacó Cruz, nos fundos do Fort Atacadista. No trecho central da nova via será construída uma rotatória que vai distribuir o tráfego da segunda via projetada.
Essa segunda rua vai ligar a rua José Neoli Cruz até a avenida Celso Ramos, hoje principal acesso da cidade. O projeto também prevê a construção de um elevado na avenida Celso Ramos, no ponto da rotatória onde se encontram as avenidas José Neoli Cruz e Hironildo Conceição dos Santos e a rua Rubem Alves. Com o viaduto, a proposta é acabar com os tradicionais congestionamentos no trecho.
Novo caminho pra Bombinhas
A terceira via projetada terá início na avenida Celso Ramos, em trecho logo após o novo elevado e antes do Komprão Koch e da Havan. O acesso à nova rua será por meio de uma rotatória no ponto.
A via é proposta como um segundo acesso a Bombinhas. Ela se estenderá por 6,3 quilômetros, aproveitando o traçado da antiga estrada do Morro das Antenas até se encontrar com a recentemente asfaltada avenida João da Luz, no Morro de Zimbros, em Bombinhas.
A ideia de um segundo acesso pra Bombinhas pela antiga estrada do morro vem sendo discutida há anos pra retirar o tráfego do perímetro urbano de Porto Belo, mas esbarra em impasses ambientais. A proposta de um túnel foi discutida como alternativa em 2017.
O estado chegou a lançar edital pra construção de uma rodovia turística na mesma região, que ligaria o Morro de Zimbros e passaria pelo Morro de Santa Luzia até o bairro Vila Nova, em Porto Belo. O projeto foi barrado em 2010 pelo Ministério Público Federal (MPF) devido aos danos em área de preservação.
O projeto atual do novo acesso é de uma avenida-parque. O procurador da Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo (Famap), Ricardo Cavalheiro, destacou na audiência que há tratativas junto ao Instituto de Meio Ambiente (IMA), visando o licenciamento da obra. Uma série de compensações ambientais são previstas pra garantir a proteção da região, como a criação de unidades de conservação e base de fiscalização ambiental.
Acesso ao Viva Park
O projeto ainda prevê a abertura de uma nova rua a partir da marginal da BR-101, antes do acesso pela avenida Celso Ramos, que se alongaria até a conexão com a avenida Colombo Machado Sales, passando pelo VivaPark, bairro planejado da Vokkan Urbanismo.
A nova via seria uma alternativa de entrada e saída da cidade, ligando a Colombo Sales com a marginal da BR. A medida envolve as mudanças no entorno do VivaPark. O plano viário pra garantir acesso ao empreendimento prevê trevo alemão, retornos e faixas adicionais na avenida Celso Ramos, além da revitalização da sinalização em frente ao bairro.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.