Matérias | Geral


PARTIU BAHIA

Professor representará Itajaí no Fórum Brasileiro dos Direitos da Natureza

Willian Vale é oceanógrafo e foi convidado após integrar equipe de sustentabilidade da The Ocean Race

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Willian Vale embarca nesta semana para Ilhéus para participar do 2º Fórum Brasileiro dos Direitos da Natureza (Foto: Alexander Champy-McLeanThe Ocean Race)


O professor e oceanógrafo Willian Vale, de Itajaí, embarca nesta semana para Ilhéus, na Bahia, para participar do 2º Fórum Brasileiro dos Direitos da Natureza. O evento ocorre sexta e sábado na Aldeia Tukum, com oficinas, rodas de conversa e discussões voltadas aos direitos da natureza. 

O fórum reúne a partilha de saberes ancestrais, acadêmicos e empíricos ao integrar representantes de comunidades tradicionais, sociedade civil e especialistas ambientais. Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o encontro nacional marca o início da construção da Assembleia da Terra Brasil da ONU, prevista para ser implantada em 2024. 

Willian é itajaiense, oceanógrafo e especialista em educação para a sustentabilidade. Atua há 20 anos em escolas do município na educação de ciências e biologia no ensino fundamental e médio. O esforço ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


O fórum reúne a partilha de saberes ancestrais, acadêmicos e empíricos ao integrar representantes de comunidades tradicionais, sociedade civil e especialistas ambientais. Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o encontro nacional marca o início da construção da Assembleia da Terra Brasil da ONU, prevista para ser implantada em 2024. 

Willian é itajaiense, oceanógrafo e especialista em educação para a sustentabilidade. Atua há 20 anos em escolas do município na educação de ciências e biologia no ensino fundamental e médio. O esforço na luta pela promoção dos direitos da natureza se estende à atuação como coordenador do fórum permanente da Agenda21 Itajaí, grupo comunitário que discute o desenvolvimento sustentável a nível local.



Em 2023 integrou a equipe de educação da The Ocean Race no programa de aprendizado para a preservação ambiental, experiência que rendeu o convite oficial ao fórum brasileiro. “A intenção é levar a nossa percepção sobre os direitos do oceano para promover a relação entre o ambiente marinho e o continente. O oceano é a nossa ‘Amazônia azul’ e esse é um evento fundamental para promover a discussão sobre o oceano como sujeito de direitos”.

O grupo da Agenda21 propôs ao governo de Itajaí um projeto de lei para Promoção da Cultura Oceânica, documento pensado e escrito por moradores, especialistas, associações e instituições públicas e privadas da cidade. 

O PL é o desdobramento da Carta de Compromisso de Itajaí para o Oceano, assinada em abril pelo governo atual durante a passagem da The Ocean Race por Itajaí, e reúne medidas cabíveis para o desenvolvimento sustentável do território por meio da preservação a partir dos conceitos de cultura oceânica.  No entanto, segundo a Agenda21, o município não reconheceu o oceano como um sujeito de direitos, alegando que era inviável a aplicação do PL, que sequer foi enviado para a votação na Câmara de Vereadores. 


Segundo o professor, o desconhecimento dos direitos da natureza torna fundamental a representação de Itajaí no fórum brasileiro, contribuindo e fortalecendo o debate local para as definições legais sobre os direitos da Terra. Os mesmos temas serão discutidos globalmente na Declaração dos Direitos da Mãe Terra a fim de reconhecer sujeitos além de humanos.

Sobre o Agenda21 Itajaí

O fórum global foi criado na Rio 92, resultado da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica na construção de uma sociedade sustentável. As reuniões da Agenda21 Itajaí acontecem mensalmente e são comunitárias, com participação de instituições governamentais, públicas e privadas de Itajaí.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.239.9.151

TV DIARINHO


Um bandido se assustou com um morador e desistiu de roubar um condomínio na rua Brusque, no bairro Dom ...





Especiais

violência

Brasil tem um assassinato de pessoa trans a cada três dias

Programa diferente

Na Estrada: Escapada pra Curitiba num finde de verão

Presidente do STM

Acampamentos golpistas “foram tolerados por orientação” militar

Agropecuária

Bancada adota ‘discurso tóxico’ em anúncios nas redes sociais

Itajaí

Coleta seletiva tem contrato milionário não fiscalizado



Blogs

A bordo do esporte

Com visuais deslumbrantes, novo percurso curto do L'Étape Cunha é anunciado

Blog do JC

Lula e o genocídio

Gente & Notícia

Churrasco On Fire, da dupla Fernando e Sorocaba, chega a Massaranduba

Blog da Ale Francoise

Intestino preso, use todos os dias

Blog da Jackie

O ‘sim’ de Ângela e Dolor

Blog do Ton

Medicina Estética

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Irmã Simone

"Aqui nós atendemos 93% SUS”

Eduardo Rodrigues Lima

"A Marinha já fez 27 mil abordagens a embarcações no Brasil inteiro”

Edison d’Ávila

"O DIARINHO serve como uma chamada à consciência da cidade”

Hang Ferrero

“Administrar a vida é particularmente difícil. Mas amar de maneira ampla é absolutamente fácil. Amar é revolucionário. Amem com todo o esforço que puderem suportar”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação