Nesse período, o aluno deve fazer o cadastro pelo sistema on-line e entregar os documentos comprobatórios na instituição de ensino em que está matriculado. Da nossa região, as universidades que fazem parte do programa são: Univali, de Itajaí; Unifebe, de Brusque; e Furb, de Blumenau.
Continua depois da publicidade
A partir desta sexta-feira, abriu o módulo para as universidades já cadastradas em setembro. O sistema das instituições permite consultas, acompanhamento das inscrições e análise de cadastros dos estudantes. O cronograma prevê prazo até 25 de outubro pra análise das inscrições e validação dos documentos encaminhados pelos estudantes.
Para participar do programa, o aluno deve estar regularmente matriculado em curso de graduação nas instituições universitárias cadastradas e fazer o cadastro pela internet.
Continua depois da publicidade
A classificação será feita considerando renda familiar, valor da mensalidade e despesas com moradia e saúde, entre outros itens. No final de outubro, será divulgada a classificação pelo índice de carência e a concessão de benefícios.
O programa atenderá os candidatos nascidos em Santa Catarina ou que estejam morando no estado há pelo menos cinco anos.
Alunos que tenham cursado o ensino médio na rede pública terão prioridade. O resultado das inscrições sai em outubro e quem for selecionado já vai ter todo o segundo semestre de 2023 gratuito.
Caso o estudante receba bolsa do UniEdu ou do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes) e tenha interesse em participar do Universidade Gratuita, deve, primeiramente, interromper o recebimento do benefício e fazer o cadastramento conforme o prazo do programa.
Até 28 mil vagas ainda neste ano
O Universidade Gratuita é o maior programa estadual de formação superior do Brasil, bancando os cursos sem financiamento. Serão R$ 1,2 bilhão investidos até 2026, gerando até 70 mil vagas, sendo até 28 mil ainda em 2023. O programa contempla 16 universidades e centros universitários de todas as regiões.
Em contrapartida do benefício, os alunos retribuem com 20 horas de trabalho ligado à área de formação, para cada mês que estudarem de graça. A contrapartida pode ser durante o curso ou até dois anos depois de se formar. As universidades têm um termo de cooperação com diversas instituições nas quais os alunos poderão trabalhar.
Continua depois da publicidade
Para fazer o cadastro:
https://sistemaensinosuperior.sed.sc.gov.br
Confira o edital:
Continua depois da publicidade
http://ensinosuperior.sed.sc.gov.br/index.php/legislacao/editais-legislacao/1518-edital-2616-sed-2023-cadastramento-de-estudantes-no-programa-universidade-gratuita/file
Universidade Participantes:
Centro Universitário Barriga Verde – Unibave - Orleans
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Jaraguá do Sul
Continua depois da publicidade
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Joinville
Centro Universitário de Brusque - Unifebe
Centro Universitário do Alto Vale do Itajaí – Unidavi – Rio do Sul
Centro Universitário Satc – Unisatc - Criciúma
Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus Ielusc – Joinville
Universidade Alto Vale do Rio Do Peixe – Uniarp - Caçador
Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
Universidade da Região de Joinville - Univille
Universidade do Contestado – UnC – Mafra
Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc - Criciúma
Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc - Joaçaba
Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac – Lages
Universidade do Vale do Itajaí – Univali – Itajaí
Universidade Regional de Blumenau – Furb