Na última semana, o DIARINHO questionou os leitores se eles são favoráveis à volta de linhas de ônibus intermunicipais aos domingos e feriados. Atualmente, as linhas nos dias de semana são feitas pela empresa Praiana.
As linhas de ônibus da Praiana, que opera o transporte intermunicipal na região de Itajaí, deixaram de circular nos domingos e feriados durante a pandemia. Após a suspensão, o serviço ...
As linhas de ônibus da Praiana, que opera o transporte intermunicipal na região de Itajaí, deixaram de circular nos domingos e feriados durante a pandemia. Após a suspensão, o serviço nunca foi retomado, ficando restrito aos horários dos dias úteis e aos sábados, mas ainda com horários reduzidos.
Enquete feita no site do DIARINHO mostra que os usuários defendem a volta das linhas intermunicipais aos domingos e feriados. A consulta recebeu 432 votos, sendo 390 favoráveis à medida para atender aos moradores no fim de semana.
O resultado confirma as reclamações de passageiros contra o fim da frota aos domingos e redução de horários. Do total de votos, 28 leitores responderam que não usam ônibus e outros 14 disseram não ter opinião sobre o tema.
A Viação Praiana opera oito linhas intermunicipais na região, com trajetos entre Itajaí e Camboriú, Itajaí e Porto Belo, Porto Belo e Tijucas, e Porto Belo e Bombinhas. A linha entre Itajaí e Porto Belo é uma das principais, passando por Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema, e conta com 11 horários em dias úteis e seis aos sábados.
A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Mobilidade, responsável pela gestão do transporte intermunicipal, não respondeu à reportagem se a volta das linhas aos domingos está sendo discutida no contrato com a empresa.
Passe estudantil vale fora do horário de aulas
A Secretaria de Infraestrutura vem fazendo mudanças no transporte intermunicipal, algumas atendendo ações do Ministério Público pra melhorias no serviço. Neste mês, a pasta mudou as regras pra uso do passe estudantil, permitindo o desconto de 50% nas passagens mesmo nas viagens fora dos dias e horários das aulas.
Antes, as empresas bloqueavam o cartão de transporte de estudantes fora do turno escolar. A liberação atende alunos das regiões da Amfri, de Florianópolis, Carbonífera e Vale do Rio Itajaí, cumprindo uma recomendação do MPSC sobre as exigências para implantação do sistema de bilhetagem eletrônica nas linhas intermunicipais.
A secretaria informou que a recomendação foi ao encontro de resoluções já existentes da diretoria de transportes. “Os estudantes precisam de incentivos e não se pode restringir seu acesso ao processo de ensino e aprendizagem apenas nos dias de sala de aula. Vai muito além disso, necessitando deslocamentos para realização de pesquisas, trabalhos em grupos, estudos dirigidos, entre outros”, comentou o superintendente de Planejamento, Elias Souza.