Educação do futuro
Inovação e tecnologia fazem a diferença nas salas de aula
Escolas referências, com ensino bilíngue e certificadas, estão presentes em Itajaí, Balneário Camboriú e região
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Com a aproximação de mais um ano letivo, os pais e responsáveis iniciam suas buscas por escolas e métodos de ensino que atendem melhores às expectativas, seja na Educação Infantil ou nos ensinos Fundamental, Médio e Superior.
E no assunto educação catarinense é destaque nacional. O estado foi o único do país, por exemplo, a alcançar o nível de alfabetização no final do segundo ano do Ensino Fundamental, segundo o programa Alfabetiza Brasil, do governo federal.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina também tem o terceiro menor táxon de analfabetismo no Brasil medida pelo IBGE. O índice é de 2,2%, ficando atrás apenas do Distrito Federal (1,9%) e do Rio de Janeiro (2,1%) e empatado com São Paulo.
Além disso, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a educação infantil segue avançando em Santa Catarina. A meta de acesso universal para crianças de 0 a 5 anos foi alcançada e saltou de 94,3% para 96,5% na faixa entre 4 e 5 anos.
Continua depois da publicidade
Já no Ensino Fundamental e Médio, o estado fica em primeiro lugar em seis das 10 avaliações que são realizadas com os estudantes. Outro destaque é que Santa Catarina é o segundo maior percentual de população com ensino superior completo, atrás apenas do Paraná.
Mas o que está por trás dos resultados positivos e da queda da taxa de analfabetismo, e o que mantém os estudantes na sala de aula? O ensino remoto, híbrido e o uso de tecnologias que fazem parte das salas de aula e do processo educativo estão cada vez mais presentes, e a tendência para o próximo ano letivo é essa.
Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, as creches, escolas, colégios e universidades, além de oferecerem uma educação de qualidade, precisam atrair e encantar os pais, responsáveis e estudantes para que suas instituições sejam escolhidas.
Escolas referências, com ensino bilíngue e certificadas, estão presentes em Itajaí, Balneário Camboriú e região. Para destacar as atividades inovadoras e metodologias, o Guia das Escolas do DIARINHO traz cases de destaque das instituições particulares da região, além da lista completa de escolas particulares para facilitar a escolha das famílias na época de matrículas.