Ranking nacional
BC é cidade mais inteligente do Brasil na área de Meio Ambiente
Reconhecimento é do ranking “Connected Smart Cities”; Balneário foi premiada em outras quatro categorias
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Balneário Camboriú ficou novamente no topo do ranking nacional “Connected Smart Cities” na categoria Meio Ambiente. Essa é a terceira vez consecutiva que a cidade é destaque na modalidade. A premiação foi entregue na segunda-feira em São Paulo à secretária de Meio Ambiente Maria Heloisa Furtado Lenzi, que representou o prefeito Fabrício Oliveira (PL).
Ao todo, são analisados 11 eixos temáticos e 75 indicadores. No quesito Meio Ambiente, foram avaliadas questões relacionadas ao saneamento básico, coleta de resíduos sólidos, monitoramento de áreas de risco e recuperação de materiais recicláveis e distribuição de água. “Temos nos empenhado em obras e ações que transformaram nossa cidade em uma referência no assunto, com a universalização do saneamento básico (quase 100% de rede concluída), com o sucesso ambiental e de proteção costeira da obra de alargamento da Praia Central, com praias certificadas com a Bandeira Azul, e muitos outros investimentos neste setor que representam crescimento com sustentabilidade, inovação e com qualidade de vida,” explica o prefeito.
Fabrício Oliveira ainda reforçou que o investimento da cidade em mobilidade urbana tem gerado frutos, com o município ficando em quarto no ranking nacional. “Recentemente, fomos uma das primeiras cidades do país a implantar o transporte público com tarifa zero. Além disso, desenvolvemos projetos de incentivo à micromobilidade, aumento da malha cicloviária, e, em parceria com as demais cidades da região, com a implantação de um mega projeto em andamento de mobilidade regional com transporte 100% elétrico e com integração rápida ao aeroporto mais próximo de Balneário Camboriú”, concluiu.
Balneário Camboriú também figurou entre as cinco primeiras cidades entre 100 e 500 mil habitantes no ranking geral brasileiro. Na Região Sul, a cidade ficou em 3º no ranking geral, atrás apenas das capitais Florianópolis e Curitiba (PR).
Ranking criado em 2015
O Ranking Connected Smart Cities iniciou em 2015 e já mapeou mais de 650 cidades em todo o país. A premiação foi criada com o objetivo de identificar as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, por meio de indicadores que avaliam inteligência, conexão e sustentabilidade.
Tabela
BC no ranking nacional
CATEGORIA POSIÇÃO
Meio Ambiente 1º colocada
Governança 2ª colocada
Mobilidade 4ª colocada
Saúde 4ª colocada
Segurança 4ª colocada
Economia 6ª colocada