Santa Catarina está em alerta desde quinta-feira para o risco de chuva forte, raios, trovões, ventania e granizo. A previsão se mantém para essa sexta-feira, com risco de chuva intensa. As temperaturas também já caíram e devem baixar mais para o final de semana.
Na tarde de quinta-feira, por volta das 16h, choveu forte e com pedras de gelo em Itajaí. Os temporais estão ligados a frente fria que avança pelo estado e que, combinada com o calor e ...
Na tarde de quinta-feira, por volta das 16h, choveu forte e com pedras de gelo em Itajaí. Os temporais estão ligados a frente fria que avança pelo estado e que, combinada com o calor e a umidade, aumenta a instabilidade.
Nesta sexta-feira, a frente fria se mantém na região provocando chuvas que podem ser intensas em toda a faixa litorânea e no centro-leste catarinense.
Ventão e frio
A Defesa Civil alerta que o risco é alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de árvores e alagamentos pontuais. As rajadas podem passar dos 60 km/h no estado e dos 40 km/h em Itajaí, entre quinta e sábado.
Com a chegada da frente fria, as temperaturas também caem, após dias de calorão. Na região de Itajaí, os termômetros ficam com mínimas entre 10/13°C e máximas entre 15/17°C na sexta-feira, segundo o Laboratório de Climatologia da Univali.
O sol deve voltar no sábado, mas ainda com chance de chuva no litoral norte, incluindo na região de Itajaí, e com condição de geada na região serrana. No domingo, o sol predomina de vez em Santa Catarina. O frio aperta com uma massa de ar frio que derruba as temperaturas, podendo ser negativas nas áreas mais altas do estado.
Agosto mais quente
O mês de agosto tem sido de calor 3°C acima da média histórica, acompanhada desde 1981 pela Univali, considerando as temperaturas médias.
O registro coloca este agosto como o quarto mais quente da série histórica. O recorde da temperatura média para o mês foi em 2015. Levando em conta a média das temperaturas mais altas, agosto fica com 23,5°C, sendo o nono mais quente.
Os dados da estação meteorológica de Camboriú, registrados pela Univali, mostram que a primeira semana de agosto teve mínima de 9,5°C e máxima de 32,4°C. Na segunda semana, os picos foram de 12,1°C, mínima, e de 23,1°C, máxima. Na terceira semana, entre 9,6°C e 30,5°C.
Nesta quarta semana, a previsão é de mínima de 10°C, no domingo, máxima de 31,6°C. Na quarta-feira, o monitoramento da Univali registrou máxima de 30,8°C em Itajaí, 31,6°C em Camboriú e 34,6°C em Ilhota. O recorde histórico da máxima absoluta em Itajaí foi de 36,0°C em 1993. Dois anos antes, em 1991, houve o recorde de temperatura mínima, com 0,5°C negativo.