Gastronomia
Carreira da chef Sandra Zen completa 40 anos
Garra e determinação explicam o sucesso
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Gastronomia pra mim é amor pelo cozinhar, pelo servir. É a arte de levar alegria às pessoas”. É com esse conceito que a chef Sandra Zen chega aos 40 anos de cozinha e toca o restaurante autoral especializado em frutos do mar mais concorrido de Navegantes. E não é pra menos. Entre os frequentadores da casa são celebridades da música, esporte, gente da política e uma clientela fidelizada que ela conquistou com as iguarias que servem de quinta a domingo. O restaurante que leva seu nome fica no final da praia do Gravatá.
Sandra começou a trabalhar na cozinha aos 15 anos, quando a família mudou de Blumenau para Navegantes e o pai Luiz Henrique Zen montou um restaurante de frente para o mar, em sociedade com o tio. Mas ela cozinhava desde os oito anos, quando ajudava a mãe. Sandra conta que desde que o restaurante abriu, na véspera do Natal de 1987, até o final da temporada de 1996, a casa tinha movimento de domingo a domingo. “Uma grande conquista em um município que tinha na época 12 mil habitantes”, relembra. Só que, depois de quase 10 anos, a sociedade não deu mais certo.
Seu pai montou um pequeno quiosque na frente da casa onde morava e em 1988 Sandra e Luiz se associaram e reabriram o restaurante Zen, na casa onde ele vivia, que trabalhou até o falecimento do tio. Nesses anos todos, ela vendeu também comida congelada, cozinhou para pequenos eventos e trabalhou em outros restaurantes.
Uma grande virada em sua vida foi em 2005. Ela mudou-se para Balneário Camboriú para cursar Gastronomia e, durante a faculdade, comercializou empadinhas e alimentos congelados na praia para pagar as mensalidades, aluguel e demais despesas da casa. Assim que terminou a graduação, já titulado chef internacional de pastelaria, reabriu o restaurante Zen com uma proposta mais gourmetizada e voltada apenas para peixes e frutos do mar. No ano seguinte a casa passou a ter seu nome.
Hoje o nome do chef aparece com ótima cotação nos sites internacionais de gastronomia e a propaganda boca a boca corre solta. “Os Titãs, assim como outras bandas e artistas que vêm para a região, vieram inicialmente para o restaurante por indicação de locais de reserva. E voltam sempre que passam por aqui. Outras celebridades que têm imóveis na região nos visitam sempre que estão próximos”, comemora. O menu é sazonal, modificado de acordo com o que a região oferece de melhor em cada época do ano. Já o carro-chefe da casa é o polvo com ervas, guarnecido de meias-luas de batata, tomate e cebola roxa salteados, banana, pirão, purê de batata-baroa com chocolate branco e papelote de arroz com açafrão e ervas frescas.
Legado
Quando Sandra iniciou uma carreira solo, trabalhou apenas ela e o sobrinho Raphael. Ela comandava a cozinha e Rapha atendia o salão e a auxiliava em outras tarefas. Hoje, Sandra tem seis funcionários e Raphael é seu sous chef. “Ele está o tempo todo ao meu lado na cozinha e já mostrou que está preparado para assumir a casa a hora que eu parar. Assim como meu pai, estou preparando meu sobrinho.”
Desde que montou o restaurante Chef Sandra Zen, ela travou diversas batalhas na vida pessoal. Foi pé quebrado, cirurgias de quadril e bariátrica e uma batalha acirrada contra um câncer, que venceu bravamente. “Nesses espaços de tempo a casa abriram normalmente sob o comando do Rapha. Ele já provou que há plenas condições de me substituir e se aperfeiçoar a cada dia”, elogia.
"Os Titãs, assim como outras bandas e artistas, vieram inicialmente por indicação de sites. E voltam sempre que passam
por aqui"Sandra Zen
Chef