DESPEDIDA
Velório de Ivonir Machado acontece em São José
Cerimônia é aberta ao público
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Até às 15h deste sábado, fãs, amigos e familiares poderão se despedir de Ivonir Machado. O velório acontece no Centro de Atenção a Terceira Idade (CATI), na avenida Acioni Souza Filho, em São José. O velório será aberto ao público. A cerimônia de cremação, que acontece em seguida no Crematório Catarinense, em Palhoça, será restrita a familiares.
O Rei da Vanera faleceu na noite de sexta-feira aos 63 anos. Ivonir sofria com sequelas de um grave Acidente Vascular Cerebral (AVC) que o acometeu em 2018. Por um tempo, ele recebia cuidados em casa. Até se mudar para a Fazenda Lar Vô Ziza, um lar geriátrico em Santo Amaro da Imperatriz.
Continua depois da publicidade
Carreira
Ivonir ganhou o título de o "Rei da Vanera" logo quando fundou o grupo Garotos de Ouro, junto do irmão Airton Machado, em 1976, em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. O grupo fez sucessos com músicas como "Vuco-vuco" e "No Clarão da Lua".
Continua depois da publicidade
Em 2004, Ivonir se mudou com a família para Balneário Camboriú e seguiu carreira solo. "Bombacha preta", "Tentativas em Vão" e "Mesa de Bar" foram alguns dos sucessos da sua nova fase. O Rei da Vanera embalou bailes e rodeios da região, do sul e de todo o Brasil.
O cantor conquistou cinco discos de ouro, um disco de platina, além de gravar mais de 600 músicas. Ivonir Machado ainda lançou 28 CDs e 10 DVDs. Ele costumava fazer mais de 200 shows ao ano, especialmente em festas tradicionalistas e rodeios.