Cultura
Barra Velha lança projeto para valorizar a Lagoa
Ponto turístico é um dos marcos da cidade
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Um dos pontos que mais chamam a atenção de quem passa por Barra Velha é a Lagoa. A paisagem natural é um símbolo cultural da cidade. Rodeada por dunas, vegetação e água, o local é um marco na vista municipal.
A Lagoa está ligada aos primeiros moradores da região, por isso foi criado o projeto “Paisagem Cultural da Lagoa de Barra Velha”. A proposta busca reconhecer, valorizar e preservar os bens e costumes da cidade. O projeto também pretende divulgar a paisagem da lagoa como um patrimônio cultural e natural da região.
A proposta estuda as características ambientais, estruturas geográficas e dinâmicas econômicas. O processo de desenvolvimento histórico, as práticas e saberes tradicionais também não ficam de fora. Os idealizadores da ideia e moradores observam a Lagoa como parte significativa da identidade local.
O projeto foi concluído neste mês e reuniu diversos detalhes sobre a história da cidade. O resultado pode ser encontrado no site https://lagoadebarravelha.eco.br. Um catálogo impresso também foi entregue às escolas municipais e deixado nos espaços culturais e pontos turísticos de Barra Velha.
Quem se interessar pelo assunto, ainda pode participar de uma caminhada educativa no entorno da Lagoa neste sábado. Os responsáveis pela pesquisa vão apresentar elementos importantes da paisagem e o resultado do projeto enquanto andam pelo local de referência municipal.
O ponto de partida é na praça Lauro Carneiro de Loyola, no centro da cidade. O movimento começa às 10h e é aberto à comunidade. A pesquisa também será distribuída gratuitamente aos participantes.
O projeto “Paisagem Cultural da Lagoa de Barra Velha” foi selecionado para participar do prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura, edição 2022. Ele foi realizado pelo Observatório de Interação no Ambiente e executado com recursos do governo estadual através da Fundação Catarinense de Cultura.
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.