SANTA CATARINA

Japão suspende compra de frango de SC

Foco já eliminado foi registrado em ave de quintal em Maracajá, no sul do estado

Governador tenta reverter suspensão; ministério terá missão no Japão
(Foto: Divulgação)
Governador tenta reverter suspensão; ministério terá missão no Japão (Foto: Divulgação)
miniatura galeria
miniatura galeria

O Japão decidiu suspender a compra de carne de frango e seus derivados, como o ovo, de Santa Catarina. A medida foi informada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que na segunda-feira informou sobre a decisão do país asiático. A suspensão é pelo novo caso de gripe aviária identificado no sábado em uma ave de fundo de quintal em Maracajá, no sul catarinense.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) informou que adotou todas as medidas sanitárias e erradicou o foco da Influenza Aviária (H5N1) ainda no fim de semana. O local foi interditado, as aves mortas e as carcaças destruídas e enterradas, seguindo protocolos internacionais. O órgão ainda intensificou as ações de educação sanitária, de vigilância e de investigação nas propriedades rurais da região.

Continua depois da publicidade

Na terça-feira, o governador Jorginho Mello (PL) foi a Brasília (DF) para reverter a situação. Ele apresentou ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o sistema sanitário de proteção animal e os protocolos usados pra eliminação do foco identificado. Na quarta-feira, Jorginho recebeu o embaixador do Japão, Hayashi Teiji, pedindo a retomada das importações.

“Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para reverter a situação, mostrar que foi um fato isolado”, disse o governador. Na agenda de Jorginho em Brasília, o Ministério da Agricultura garantiu que fará uma missão ao Japão nesta semana que terá a prioridade de derrubar a suspensão das vendas para o país asiático.

Continua depois da publicidade

“Estamos bastante preocupados com o embargo e viemos pedir ajuda. O ministro tem uma missão essa semana para o país e a gente veio reforçar essa importância, o quanto as vendas para o Japão representam pra economia de Santa Catarina, e o nível de qualidade da nossa produção”, destacou Jorginho.

O Brasil continua sendo um dos quatro países do mundo que nunca registraram casos de gripe aviária em criações comerciais, que são as que produzem para vendas ao exterior. O Japão, no entanto, adota esse protocolo preliminar de suspender as importações sempre que identificada a doença em alguma ave que não seja silvestre, caso do foco registro em Santa Catarina.

“Passou a ser a prioridade número 1 da nossa missão. Já estamos em tratativas para rediscussão deste protocolo. Santa Catarina sempre foi e sempre será o nosso exemplo de sanidade animal”, comentou o ministro Carlos Fávaro.

Segundo foco no estado

O caso de gripe aviária identificado no sábado foi o primeiro registro da doença em uma criação de subsistência (ave de fundo de quintal), e a segunda detecção do vírus H5N1 no estado, sendo a primeira registrada em junho, em uma ave silvestre em São Francisco do Sul, cujo foco também já foi eliminado.

Em Maracajá, a ave vivia num quintal onde eram criadas outras espécies, como galinhas, faisão, ganso, pato, perdiz e peru. Os animais viviam soltos no terreno e não eram criados pra produção comercial, segundo o estado.

Conforme a Cidasc, o registro não compromete a condição sanitária de Santa Catarina e do país, que seguem como livres de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) porque a produção comercial de aves continua sem nenhum registro da doença.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina segue em alerta máximo pra adoção das medidas de segurança na avicultura comercial e a proibição de visitas de pessoas alheias ao sistema de produção nos aviários. Permanece também a recomendação da restrição de acesso ao ambiente externo para aves criadas livres e mesmo aves de subsistência.

A realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aves continua suspensa nos territórios catarinense e nacional. Atualmente, o Brasil conta com 64 focos de gripe aviária detectados nos estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, SC e São Paulo. Não há registro da doença na produção comercial.

Conversa com embaixador

Na manhã de quarta, Jorginho conversou com o embaixador do Japão sobre a suspensão da importação de aves do estado. “Nossa conversa foi para mostrar que não houve impacto nenhum nas empresas que fazem o abate de aves. Além disso, foi uma reunião para tratar de outros investimentos que unem Santa Catarina e o Japão”, disse.

Segundo Hayashi Teiji, nos próximos dias uma equipe do governo japonês estará em Brasília discutindo as regras e as medidas adotadas pelo país sobre importação de alimentos de origem animal. “A ideia é buscar uma solução para não trazer impactos comerciais e nem financeiras ao estado catarinense. Estamos trabalhando para garantir a retomada do envio de carnes de aves para o Japão”, comentou.

Continua depois da publicidade




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.170

TV DIARINHO


Clique e confira a coluna Negociando Tesouros





Especiais

Depoimentos e o "beco sem saída" para réus de trama golpista

Diário do julgamento - Ato 8

Depoimentos e o "beco sem saída" para réus de trama golpista

Brasil Paralelo usou documento falso para atacar Maria da Penha

ATAQUE

Brasil Paralelo usou documento falso para atacar Maria da Penha

“Meu corpo está fraco, não consigo mais”: jornalistas da AFP também passam fome em Gaza

GUERRA EM GAZA

“Meu corpo está fraco, não consigo mais”: jornalistas da AFP também passam fome em Gaza

Eduardo Bolsonaro e aliados tramaram sanção contra STF antes de tornozeleira em Jair

TRAMOIAS

Eduardo Bolsonaro e aliados tramaram sanção contra STF antes de tornozeleira em Jair

Crimes sexuais e silenciamento na aula de ioga

VIOLÊNCIA SEXUAL

Crimes sexuais e silenciamento na aula de ioga



Blogs

Fabiano da Luz é eleito presidente do PT catarina

Blog do JC

Fabiano da Luz é eleito presidente do PT catarina

Benefícios naturais da argila  para sua pele

Blog da Ale Francoise

Benefícios naturais da argila para sua pele

Dolce Gabbana na terrinha

Blog da Jackie

Dolce Gabbana na terrinha



Diz aí

"O porto não pode ser objeto de um debate pequeno de natureza política e de polarização"

Diz aí, Décio Lima!

"O porto não pode ser objeto de um debate pequeno de natureza política e de polarização"

"Eu acho que Balneário Camboriú não tem volta"

Diz aí, Spinelli!

"Eu acho que Balneário Camboriú não tem volta"

Décio Lima participa do “Diz aí!” na segunda-feira

ENTREVISTA

Décio Lima participa do “Diz aí!” na segunda-feira

Spinelli, de BC, estará ao vivo no Diz Aí! desta quarta

ENTREVISTA

Spinelli, de BC, estará ao vivo no Diz Aí! desta quarta

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Diz aí, Maurício Boabaid!

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.