ITAJAÍ-NAVEGANTES
Audiência pública vai discutir pagamento com pix no ferry-boat
Comissão da Alesc aprovou solicitação, mas data ainda não foi marcada
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O problema da falta de pagamento por pix e cartões de crédito e débito na travessia do ferry-boat entre Itajaí e Navegantes ganhou de vez a atenção da Assembleia Legislativa. Após o avanço do projeto que obriga a empresa a aceitar as novas opções, o tema será discutido em audiência pública. A data e local da reunião ainda serão definidos.
A realização do evento foi aprovada nesta semana na Alesc pela Comissão de Assuntos Municipais, atendendo requerimento do deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD). A proposta é discutir os direitos dos usuários que usam o serviço e que chegam até a ser barrados se não tiverem dinheiro vivo pra pagar a travessia.
Conforme o parlamentar, durante a audiência serão tratadas questões como formas de pagamento do serviço (pix, cartão de débito e crédito) e o acesso às gratuidades legais da travessia, garantido pelo Programa Passe Livre.
O projeto de lei pra que empresas concessionárias de transporte hidroviário aceitem o pagamento de tarifas por pix e cartões foi aprovado na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alesc. A proposta, de autoria da deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (Podemos), tem outras duas comissões pela frente até ser levada pra votação em plenário.
Enquanto segue a tramitação, a NGI Sul, que toca o serviço de ferry-boat, pretende implantar o NGI Card, um cartão de recarga por meio do qual será possível pagar pela travessia por meio de pix e outras modalidades digitais. O sistema valerá pra todas as modalidades, inclusive os beneficiários do passe-livre, e ainda depende de autorização do estado.