Floripa
Avião da Latam derrapa, sai da pista e interdita aeroporto
Terminal de Floripa ficou sem operar durante toda a quarta-feira por causa do acidente na pista
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Os passageiros de um voo da Latam que saiu de Guarulhos para Florianópolis passaram por muita tensão na hora do pouso no aeroporto catarinense. O avião derrapou e passou os limites de pista na manhã de quarta-feira.
O caso foi registrado pelas câmeras de segurança do terminal. O pouso foi às 9h20 e, apesar do susto, todos os passageiros estão bem. O aeroporto de Florianópolis interrompeu as operações de pouso e decolagem.
Continua depois da publicidade
“A aeronave Airbus A321 (PT-MXM) extrapolou os limites de pista no pouso do voo LA 3300 às 9h20 desta quarta-feira”, informou a Latam, em comunicado. Todos os 172 passageiros e sete tripulantes foram desembarcados em segurança e liberados após a avaliação da equipe médica, explicou a empresa.
A Zurich Airport Brasil, concessionária do aeroporto, disse, também em nota, que mais de 20 voos foram impactados pelo fechamento da pista para pousos e decolagens.
Continua depois da publicidade
Equipes operacionais da Latam e do Aeroporto de Florianópolis trabalharam para remover o avião e liberar a pista. “A Latam está em coordenação com as autoridades competentes para apoiar as investigações do incidente”, disse a companhia aérea.
Desvio de rota
Todas as chegadas e partidas do aeroporto de Floripa foram canceladas na quarta-feira, segundo o site do aeroporto. Durante a tarde, a Zurich Airport pediu que os passageiros com voos marcados para quarta-feira entrassem em contato com as respectivas companhias aéreas para remarcações e informações sobre o voo.
A Latam informou que clientes afetados por essas alterações foram informados para fazer a mudança dos voos sem custos. Muitos passageiros escolheram se deslocar até Navegantes em vez de perder a viagem. ]
Os clientes que passaram pelo susto também podem solicitar o reembolso integral da passagem diretamente com a Latam pelo site (www.latam.com), aplicativo ou telefone (11 4002-5700).
Continua depois da publicidade
Estradas estaduais
As chuvas da madrugada de quarta-feira bloquearam vários trechos de rodovias estaduais no oeste de SC. O trânsito na SC-355, entre Treze Tílias e Água Doce, foi interditado no km 97. Como o asafalto cedeu, não há previsão de liberação da rodovia.
Já na SC-464, entre Arroio Trinta e Salto Veloso, um deslizamento de terra interditou os dois sentidos próximo ao km 23. Até o fechamento desta edição, as prefeituras trabalhavam pra liberar o fluxo.
Na SC-453, no km 59, entre Luzerna e Ibicaré, as águas que invadiram a pista baixaram e o trânsito foi liberado.
Continua depois da publicidade
Ventos podem chegar a 100 km/h nesta quinta-feira

Ciclone extratropical vai afetar, principalmente, o litoral catarinense
A Defesa Civil de Santa Catarina publicou um alerta para as condições climáticas de quinta-feira no estado. Um ciclone extratropical chegará a Santa Catarina e provocará ventos intensos, principalmente no litoral. A previsão é de ventanias de até 100 km/h. A semana começou com chuvas e temporais em todo o estado, mas o aguaceiro perde força nesta quinta-feira.
A ventania será provocada pelo ciclone associado à passagem de uma frente fria. A junção dos dois também resultará na queda das temperaturas. As temperaturas no litoral norte ficarão entre 13ºC e 20ºC. As mínimas serão à noite e as temperaturas amenas serão logo pela manhã.
Continua depois da publicidade
O mar estará “grosso”, com ondas de até 4 metros no sul do estado – chegando a 2,5 metros no litoral norte. O risco será alto para navegação. A tendência é que o ciclone vá para o mar e as condições melhorem até o final da noite.
A Defesa Civil de Itajaí também emitiu um alerta que casos de alagamento e enxurradas, além de ventos intensos e risco de deslizamentos, podem ser registrados na região.
Nada de sol
De acordo com a Epagri/Ciram, a quinta e sexta serão nubladas. O sol deve retornar no sábado, mas acompanhado de nuvens e nevoeiros pela madrugada e manhã.
O domingo terá aberturas de sol, com aumento de nuvens. Outra frente fria deve se aproximar na próxima semana.
Boca da barra foi fechada pra navegação

Cinco navios esperam para entrar ou sair do complexo portuário
O canal de acesso ao complexo Portuário de Itajaí e Navegantes foi fechado ao meio-dia desta quarta-feira pela Marinha do Brasil.
Com a chuva que atinge várias regiões do estado, o rio Itajaí-açu apresentou forte correnteza, impedindo a entrada e saída de navios. Até às 21 horas desta quarta-feira, o acesso continuava limitado.
Para quinta-feira, cinco navios têm manobras previstas no canal, entre entradas e saídas. São dois navios fundeados ao largo aguardando autorização para entrar no complexo portuário e mais um que está a caminho de Itajaí, além de dois navios atracados na Portonave aguardando autorização para deixar o cais de Navegantes.