Agrados de inverno
Animais do zoológico ganham cobertores e até pinhão
Novidades foram pensadas para garantir conforto durante o inverno
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Com o friozão do inverno, os animais do Bioparque Zoo Pomerode ganharam kits com mantas, tocas e até uma dieta especial.
Os chimpanzés já estão com cobertores, a cobra píton se aninha na toca, o tamanduá-bandeira tem uma cama de feno para chamar de sua e as araras tiveram o incremento de pedaços de coco e pinhão no cardápio. As medidas foram pensadas para garantir conforto térmico aos animais.
Os materiais preferencialmente utilizados são os encontrados na natureza. No interior de cada ambiente, é utilizado um sistema de aquecimento que oferece a temperatura adequada aos bichinhos, principalmente durante a noite.
As adaptações não são feitas apenas na estrutura. Durante o período de inverno, os animais recebem um incremento na dieta. As aves e primatas ganham pinhão, castanhas, milho e coco, além dos alimentos rotineiros. “Para manter a temperatura do corpo, muitos animais gastam mais energia. Por isso, é feito esse aumento energético”, explica a bióloga do Zoo, Priscila Weber Maciel.
Ela destaca que, além do adicional calórico, a ação estimula os animais a desenvolverem seus instintos. Priscila usa como exemplo o pinhão, que, para comer, os animais precisam ter o mesmo comportamento do ambiente natural para abrir o alimento.