Montanari
Músico é salvo por aluna dos bombeiros
Luiz Fernando, ex-vocalista do grupo sulista, engasgou com pedaço de carne
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O músico Luiz Fernando de Souza, ex-vocalista do conhecido grupo Os Montanari, foi salvo domingo após engasgar com um pedaço de carne, quase vindo a morrer por conta da respiração trancada.
Luiz estava num restaurante da Barra do Itapocu, em Araquari, quando passou mal e foi salvo por Ana Paula Flores, aluna do curso de formação de bombeiros voluntários de São João do Itaperiú.
Ana estava no mesmo restaurante, com a família, quando se deparou com a emergência. Ela viu o músico se engasgando. “Por instinto, corri, tentei fazer as manobras que aprendi como aprendiz de bombeiros voluntários”, explicou.
Foram quatro tentativas de desobstrução – a quarta fez com que ele desengasgasse. A aprendiz não se deixou tomar pelo nervosismo dos familiares, já que Luiz Fernando já estava arroxeando quando ela chegou para prestar socorro. “Foi emocionante, fiquei feliz por essa oportunidade, inclusive de fazer o curso”, narra Ana Paula, que mora em Barra Velha.
O fato de fazer com que todos mantivessem a calma também foi importante para a futura bombeira, que atualmente é auxiliar numa escola de São João do Itaperiu. “Só falei que era bombeira voluntária para que as demais pessoas fossem ajudando. Me deixaram atuar até ele cuspir o pedaço de carne. Estava arroxeado, salivando, e depois até dedicou uma música para mim”, lembrou.
Fez a diferença
O comandante dos Bombeiros Voluntários, Rodrigo Caetano, diz que a corporação ficou feliz em ver o trabalho de formação dando certo. “Em SC temos 32 unidades de bombeiros voluntários que atendem 58 municípios, e como exemplificou a Ana, fazem a diferença na vida de mais de 1,5 milhão de catarinenses”, finalizou.