SAÚDE
Casos de dengue chegam a nível epidêmico em Itajaí e Camboriú
Municípios se juntam a outros sete da região em condição de epidemia
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Itajaí e Camboriú passaram para a condição de epidemia de dengue, conforme o último relatório da Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). A atualização mostra o avanço da doença na região, com as duas cidades se juntando aos outros sete municípios da Amfri que já tinham nível epidêmico de transmissão da dengue: Bombinhas, Porto Belo, Piçarras, Balneário Camboriú, Navegantes, Itapema e Penha.
A caracterização de epidemia ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e de habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior do que 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. Em Itajaí, a taxa chegou a 442, com 1.289 casos confirmados. Em Camboriú, a incidência é de 304, com 341 casos da doença.
Na região, Bombinhas lidera a taxa de incidência, que é de 1.589, após 388 casos confirmados. Em Santa Catarina, foram 50.716 casos confirmados até 29 de maio, dos quais 38.308 com origem dentro do próprio estado, distribuídos em 120 cidades. No total, são 33 municípios em nível de epidemia da doença.
Segundo o relatório, foram registrados 2.028 casos de dengue com sinais de alarme e 67 de dengue grave. Até o momento, foram confirmadas 53 mortes pela doença e sete ainda permaneciam em investigação pelas secretarias municipais de Saúde.
Três cidades da região estão no mapa de mortes: Balneário Camboriú (4), Camboriú (2) e Penha (1). Camboriú e Itapema ainda têm um caso suspeito cada. Entre as ações contra a dengue em Itajaí, um mutirão na semana passada recolheu 23 caçambas de entulhos no bairro São Vicente, que lidera os casos da doença na cidade.
O trabalho fez a limpeza de terrenos baldios, recolhimento de materiais que podem servir de criadouro do mosquito da dengue e orientação nas escolas. Em maio, o município registrou 59 focos, somando 568 no ano.
Camboriú
Camboriú teve 729 focos do mosquito até maio, com 90 registros no mês passado. Em ação articulada com os 11 municípios da Amfri, a prefeitura também realizou na semana passada um mutirão de limpeza. O trabalho foi no bairro Monte Alegre, com eliminação de foco, limpeza de terrenos e orientação aos moradores. Foram recolhidos 25 caminhões grandes e 40 caminhões pequenos de entulhos.