Matérias | Economia


PLENO EMPREGO

SC é o estado com maior taxa de carteira assinada do Brasil

Estado alcançou 88% de empregados formalmente contratados no setor privado

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Em BC, porteiro vindo de São Paulo pegou vaga um dia após anúncio (foto: João Batista)


As oportunidades de trabalho em empresas catarinenses têm atraído trabalhadores de outros estados, contribuindo pra que Santa Catarina avance nos índices de emprego formal e reduza a informalidade. Dados do IBGE referente ao primeiro trimestre deste ano mostram que o estado é o que tem maior taxa de carteira de trabalho assinada no Brasil, com 88% de empregados formalizados no setor privado.

Entre os novos profissionais registrados em Santa Catarina está o porteiro Luciano Fonseca, de 46 anos. Ele veio de São Paulo (SP), onde já trabalhava na área de segurança, e conseguiu neste mês um emprego no Centro Educacional Oficina da Infância, em Balneário Camboriú, um dia após a vaga ter sido anunciada. O trabalho foi conquistado por meio do Sistema Municipal de Empregos (Sime-BC), que facilita a busca por empregos.



Luciano conta que já conhecia a cidade por viagens de passeio. Há cerca de oito meses, ele decidiu se mudar definitivamente pra tentar a vida em BC. Até conseguir o trabalho na escola, o porteiro se ocupou na informalidade, fazendo “bicos”. “Mas não era o que eu queria. O que eu queria era uma coisa definitiva, registrada, certinho, não informal”, disse.

Nos últimos meses, Luciano ficou pesquisando as oportunidades. Foi quando soube do Sime e encontrou uma vaga de porteiro escolar que havia sido cadastrada no dia anterior pela empresa. Com o perfil de profissional desejado para a vaga, o profissional deu “match” com a escola.

“Peguei o encaminhamento pra vir aqui [na empresa]. Graças a Deus, deu tudo certo e hoje estou trabalhando. Estou gostando muito do trabalho. Tinha que ser pra mim, estou muito feliz”, comentou. Luciano contou que tem amigos de São Paulo trabalhando no estado, mas em Florianópolis. Os colegas queriam que ele fosse pra capital, mas a preferência foi por BC, por fatores como segurança e as belezas naturais.


“Agora só volto pra minha cidade de férias”, brinca. A escola que contratou Luciano também empregou outros dois porteiros, via Sime, e novas vagas ainda serão abertas pela empresa em outras funções. Em Balneário, o setor de serviços, comércio, hotelaria e construção civil puxam a oferta de vagas. Na quarta-feira, o Sime tinha 354 oportunidades, desde vagas para jovem aprendiz e estágio até cargos de ensino superior.

 

Agora só volto para minha cidade de férias” -  Luciano Fonseca - Recém-contratado

 

Sine-SC tem mais de 6 mil vagas


Santa Catarina tem 6336 vagas de emprego pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine/SC), com mais de 700 vagas ofertadas, incluindo para pessoas com deficiência, em seis cidades da região da Amfri. Os anúncios são pra diversas áreas, com formação desde o nível fundamental até o superior.

Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, a diversidade da economia do estado favorece a criação de novas vagas. “Cada região contribui à sua maneira, mas os empregos estão sendo criados em todos os lados”, considera, lembrando que o governo tem atuado pra atrair mais investidores e ampliar a geração de empregos.

Para concorrer às vagas, os candidatos devem procurar um posto do Sine ou se inscrever pelo aplicativo Sine Fácil. O aplicativo cruza o perfil das vagas com o dos trabalhadores e envia uma notificação se a pessoa se enquadra com a vaga. Para o cadastro pessoalmente é necessário apresentar documentos como RG, CPF e carteira de trabalho.


Vagas na região

Sine-SC

Balneário Camboriú: 167 (1 PCD)

Itapema: 192

Navegantes: 149


Itajaí: 76 (6 PCD)

Penha: 67

Camboriú: 43

 

Rendimento médio é de R$ 3198

Sine tem 700 vagas na região; Balcão de Empregos em Itajaí oferta 1400 oportunidades; BC tem mais de 350 vagas

Sine tem 700 vagas na região; Balcão de Empregos em Itajaí oferta 1400 oportunidades; BC tem mais de 350 vagas

 

A pesquisa do IBGE para os primeiros três meses do ano também apontou que, diante do aumento de empregos formais, a taxa de informalidade catarinense se manteve como a menor entre os estados, somando 1,14 milhão de trabalhadores, 26% entre 3,9 milhões de pessoas ocupadas.

O rendimento médio real recebido de todos os trabalhos no 1º trimestre de 2023 em Santa Catarina foi de R$ 3198. O salário médio é o quarto maior do país, atrás do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, com a melhor média de remuneração. De acordo com os dados, 24,4% da população ocupada em Santa Catarina no 1º trimestre era de quem trabalhava por conta própria, representando 948 mil pessoas entre 3,9 milhões de trabalhadores.

Santa Catarina também registrou a segunda menor taxa de desocupação do país (3,8%), atrás apenas de Rondônia (3,2%) e abaixo da média nacional, de 8,8%. O levantamento registra que o número de trabalhadores informais diminuiu 1,8% no estado em relação ao 4º trimestre de 2022, período da pesquisa anterior.

O estado ainda alcançou o segundo maior nível de ocupação entre os estados, com índice de 64,3%, atrás apenas do Mato Grosso do Sul, com 64,4%, e a menor taxa de desalentados (0,3%), que são pessoas que desistiram de procurar vaga.

A atividade de alojamento e alimentação, que responde por 13,7% das pessoas empregadas, teve o maior crescimento percentual de ocupação no 1º trimestre em Santa Catarina, com 19 mil pessoas a mais que no período anterior. Também avançou a atividade de transporte, armazenagem e correio (0,9%), com 2 mil pessoas a mais que na pesquisa anterior.

 

Balcão de Empregos de Itajaí

O Balcão de Empregos de Itajaí está com oferta de 1426 vagas nesta semana. As oportunidades são para homens e mulheres em diversos setores e funções: almoxarifado, auxiliar administrativo e de escritório, cozinha, recursos humanos, logística, entre outras.

Os interessados podem conferir e se candidatar às vagas através do aplicativo Conecta.Í, pelo site empregos.itajai.sc.gov.br ou pessoalmente na sede do Balcão, no edifício Zen Tower, no centro (rua Manoel Vieira Garção, nº 120), apresentando identidade, carteira de trabalho e currículo. Informações podem ser consultadas pelo Whatsapp no (47) 3246-1190. 

Sime-BC

O serviço chegou a ter mais de 350 vagas abertas nesta semana. Há anúncios para pintor, porteiro, camareira, atendente, vendedor, costureira, servente, pedreiro, zelador e garçom, entre outros, para profissionais com ou sem experiência.

Para concorrer às vagas, o interessado deve ir até o Sime, que funciona junto à Casa da Família, na rua 3100, n° 876, levando documento com foto e o comprovante de residência. O atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. As vagas são atualizadas diariamente e podem ser conferidas neste link.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






34.229.131.158

Últimas notícias

REGIÃO

Bandidos tacam fogo em carro após assalto a banco com reféns

Agenda

Confira a agenda deste final de semana

BARRA VELHA

Ponte de Itajuba é liberada a veículos e pedestres

DICAS DE SOBREVIVÊNCIA

Motul dá cinco dicas preciosas para o trânsito

Brasileiro

Camboriú visita o São Joseense pela Série D

Futsal

Marcílio Divas e Joinville duelam pela liderança na Liga Catarinense

Estadual

Atletas do taekwondo de Itajaí participam do Catarinense neste final de semana

Tênis

Rafael Matos avança às oitavas de Roland Garros

DESTAQUE

Unimed Litoral completa 31 anos como referência na área da saúde

ITAJAÍ

Bikes roubadas de empresa logística estavam sendo vendidas em Itajaí



Colunistas

Histórias que eu conto

Anos Cinquenta – Futebol II

Via Streaming

Romance conturbado

JotaCê

Portonave na mira do arrendamento

Coluna Esplanada

Bolsonaro em risco

Gente & Notícia

Lançamento especial

Ideal Mente

Seis dicas práticas para desenvolver a autoconfiança

Coluna do Janio

Marcílio na Copa SC

Artigos

O(a) novo(a) desembargador(a) do TJSC

Direito na mão

Como comprovar o trabalho informal para adiantar a aposentadoria do INSS

Na Rede

Se liga no que bombou nas redes do DIARINHO

Mundo Corporativo

Sobre sonhar e realizar

Coluna Exitus na Política

Uma boca, duas orelhas

Coluna do Ton

Cenário paradisíaco

Foto do Dia

A abelha!

Coluna Fato&Comentário

Trânsito público na Vila de Itajaí: normas de 1868

Jackie Rosa

Irmãos Pereira, prata da casa de Itajaí, chegam à unidade número 100

Clique diário

Baía Afonso Wippel

Vinicius Lummertz

O Turismo será o novo Petróleo



TV DIARINHO


A ponte de Itajuba foi liberada para tráfego nesta sexta-feira. A inauguração – sem cerimônia – veio ...





Especiais

LAGES

Embarque com o "Na Estrada" para curtir a 33ª Festa Nacional do Pinhão

TORTURA

Petrobras participou de tortura e monitorou orientação sexual de funcionários na Ditadura

AGÊNCIA PÚBLICA

Governo Bolsonaro fichou líderes caminhoneiros segundo o grau de “ameaça”

BRASÍLIA

"Somos uma família": senadores bolsonaristas se solidarizam com golpistas presos na Papuda

NA ESTRADA

Cinco museus pra conhecer em SC



Blogs

A bordo do esporte

Filme Sozinho no Fim do Mundo entra em campanha de financiamento coletivo

Blog da Jackie

Jeans que veste você

Blog do JC

BR-101 pode colapsar

Gente & Notícia

José Loreto desfile com sunga fio-dental no São Paulo Fashion Week

Blog da Ale Francoise

Esta aberta a temporada de peelings sequenciais!

Blog do Ton

Gloria Groove chega à Santa Catarina neste fim de semana para shows em Florianópolis e Balneário Camboriú

Blog Doutor Multas

Exame para renovar CNH

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Mônica Zewe Uriarte e Mário Uriarte Neto

"Não é um império de riqueza material, mas um império de amor, de solidariedade, de fraternidade, de comunhão”

Fernanda Takai

"...Rock de menina é superbom. É feito por gente muito capacitada e talentosa”

Graziela Eskelsen

"A fake news está trazendo um prejuízo tão grande quanto o atentado em si”

Valéria Ferreira

"A internet liberou todo tipo de conhecimento, inclusive de violência, de racismo, de nazismo, de fascismo”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação