Lotação em UTIs: governo vai comprar leitos privados
Transferência de pacientes para outros estados é cogitada; Marieta vai ganhar mais 20 leitos em até 40 dias
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A taxa de ocupação das UTIs adulto chegou a 98%
(foto: João Batista)
Transferência de pacientes para outros estados também é cogitada; lotação é total na região da Amfri (Foto: Divulgação)
A lotação de leitos de UTIs adulto e infantil em Santa Catarina foi discutida em reunião na noite de segunda-feira pelo governador Jorginho Mello (PL) e a secretária estadual de Saúde, Carmen Zanotto. O estado promete a abertura de mais leitos e contratações de novos profissionais, com algumas ações já iniciadas. Para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, a promessa é de 20 UTIs adulto no Complexo Madre Teresa.
A estratégia do governo também prevê a compra de espaços ociosos na rede privada e até a transferência de pacientes para outros estados, se for preciso.
De acordo com o painel de leitos públicos do estado, a taxa de ocupação das UTIs adulto chegou a 98% na segunda-feira, com apenas 16 leitos disponíveis, situação que se manteve na terça ...
A estratégia do governo também prevê a compra de espaços ociosos na rede privada e até a transferência de pacientes para outros estados, se for preciso.
De acordo com o painel de leitos públicos do estado, a taxa de ocupação das UTIs adulto chegou a 98% na segunda-feira, com apenas 16 leitos disponíveis, situação que se manteve na terça-feira. Entre as UTIs infantil, a taxa subiu de 96% pra 98% na terça.
A lotação foi total na região da Amfri. Na segunda-feira, os 34 leitos de UTIs adulto ficaram ocupados, 24 deles no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, e outros 10 no hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú.
A lotação também chegou a 100% nas UTIs pediátricas do hospital Pequeno Anjo na segunda. Já na terça, o hospital terminou o dia com 85% de ocupação da UTI. A unidade informou que não chegou a transferir nenhum paciente por falta de vaga, mas tem recebido pedidos de vagas de outras unidades. Já entre as UTIs neonatais, havia só uma vaga disponível entre as nove ativas no Marieta. No Ruth Cardoso, os seis leitos intensivos infantis ficaram todos ocupados.
Conforme o painel de leitos de UTI SUS, são 1183 leitos ativos em Santa Catarina. Destes, são 824 adultos, 238 neonatal e 121 pediátricos.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a lotação nos hospitais está ligada ao aumento dos casos de doenças infecciosas virais, como a dengue e doenças respiratórias, atingindo o sistema de saúde de todas as regiões.
O governo reforçou a orientação pra que as pessoas busquem os postos e as UPAs para casos de menor gravidade, aliviando a demanda nos hospitais. “As unidades estão se organizando para atender a ampliação da demanda, no entanto, os dados apontam que cerca de 50% dos atendimentos são pacientes classificados como de baixa prioridade (verde)”, informa.
Mais leitos e novas contratações
Governador vai abrir cinco novos leitos de UTI neonatal até sábado em Santa Catarina
O governador Jorginho prometeu abrir cinco novos leitos de UTI neonatal até o final de semana, no Hospital Regional de São José. A unidade que já tinha recebido dois novos leitos na segunda-feira e outros três em abril passará de 10 para 20 leitos. Para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, na Capital, foram contratados 48 profissionais.
“Estamos trabalhando para garantir atendimento a nossas crianças e bebês, que sofrem nessa época do ano com essas mudanças bruscas de temperatura e precisam de atendimento. Além de leitos, outras ações já estão em andamento, como ampliação das emergências”, adiantou Jorginho.
No Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, o governo anunciou a conversão de leitos neonatal para leitos de UTI pediátrica. Para outras unidades, a secretaria discute a ampliação de leitos e melhorias na infraestrutura.
Para o Pequeno Anjo, a pasta renovou, ainda em março, o contrato para o atendimento infantil em seis UTIs pediátricas.
“Caso o número de solicitações de leitos de UTI exceda a disponibilidade de leitos SUS disponíveis nas macrorregiões, e, havendo necessidade, a Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares (CERIH) faz a busca na rede privada, realizando a contratação de leitos para suprir a demanda”, informa a secretaria.
Hospital Marieta vai ganhar 20 novos leitos de UTI
Serão 63 novos leitos para Santa Catarina, sendo que 20 ficarão no Marieta
O governador Jorginho Mello anunciou na tarde desta terça-feira que o estado vai abrir mais de 63 leitos de UTIs adultos e pediátricos em diferentes hospitais de Santa Catarina. O hospital Marieta é um dos que terá a ampliação.
“Já temos o equipamento e a luta agora é para conseguir mais profissionais. Estamos acompanhando e buscando soluções para cuidar melhor das pessoas”, disse Jorginho Mello. O plano prevê a abertura de 63 novos leitos pelo estado. Ainda não foi divulgado os hospitais que vão receber as unidades.
Em Itajaí, o hospital Marieta informou que a direção já começou a alinhar as ações pra abertura de 20 novos leitos de UTI adulto. A ativação será no prédio do Complexo Madre Teresa, com previsão de ocorrer dentro de 40 dias.