O casal catarinense Jules e Alessandra Soto, em viagem para a renovação dos acervos dos colecionadores, encontrou em Montevidéu, no Uruguai, o registro original dos gols uruguaios na final da Copa de 1950, o famoso Maracanaço.
Continua depois da publicidade
A final da Copa do Mundo foi no Maracanã no dia 16 de julho de 1950, entre as seleções do Brasil, a anfitriã, e a do Uruguai, que terminou com a vitória uruguaia por 2 a 1, deixando desolados ...
A final da Copa do Mundo foi no Maracanã no dia 16 de julho de 1950, entre as seleções do Brasil, a anfitriã, e a do Uruguai, que terminou com a vitória uruguaia por 2 a 1, deixando desolados os brasileiros.
Continua depois da publicidade
“Tal raridade foi transmitida pela rádio intercontinental, da narração de Duilio De Feo, diretamente para um estúdio na capital uruguaia e gravado em um disco para gravação direta, que serviu de matriz para outros discos, e posteriormente fitas magnéticas que nos possibilitam escutar até os dias de hoje em simples acessos à internet”, conta o professor Jules Souto.
Essa primeira gravação, a original, foi justamente à resgatada pelo casal Souto e agora compõe o acervo do Museu da História do Futebol (MUHF). O Museu, que tem um os principais acervos esportivos do mundo, ficava anexo ao Porto Belo Premium Outlet, mas agora está em fase de transferência de cidade. O local está sendo negociado na Vila Germânica, em Blumenau, sem data ainda para a reabertura.
Continua depois da publicidade
O acervo do MUHF contempla originais e réplicas de peças relativas ao futebol, exclusivamente com vínculos às seleções nacionais do mundo, raramente contemplando peças de clubes. Atualmente o acervo é composto por mais de 3000 peças, registradas e classificadas.