ITAJAÍ
Plantio de 80 mudas de ipê amarelo homenageia servidores aposentados
Cada árvore vem acompanhada de uma plaquinha com o nome de um servidor
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O projeto Ipê Amarelo foi lançado em Itajaí com o plantio de 80 mudas da árvore símbolo do Brasil na rua Luci Canziani, na Praia Brava. As mudas foram plantadas por servidores municipais aposentados. A proposta é estender o plantio para outros locais da cidade, em datas a serem definidas.
A iniciativa é do Instituto de Previdência de Itajaí (IPI), em parceria com a Secretaria de Urbanismo e o Instituto Itajaí Sustentável (Inis). Os servidores aposentados devem espalhar outras árvores pela cidade como lembrança e legado da dedicação no serviço público por Itajaí. Junto à planta fica uma placa com o nome do homenageado.
Continua depois da publicidade
Além disso, o projeto também tem a função social de embelezar a cidade e contribuir no combate ao aquecimento global. “Nosso clima depende das árvores. O povo precisa ser consciente e parar de cortar as matas, porque nossa vida depende disso. Cada vez que eu passar aqui, venho ver minha árvore”, disse José Laurentino, servidor aposentado de 92 anos.
Continua depois da publicidade
O projeto complementa outras ações de sustentabilidade do IPI. Desde o final de 2021, a instituição vem buscando métodos mais ecológicos. Entre eles está a extinção do uso de papel, a migração para o meio totalmente digital e agora o plantio de mudas com os servidores aposentados.
“Homens e mulheres que deixaram seu legado ao nosso município como servidores públicos municipais e agora nos deixam outro legado, o de sustentabilidade. Que esta iniciativa sirva de exemplo para outros setores”, comentou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB).
De acordo com a diretora presidente do IPI, Maria Elizabeth Bittencourt, o projeto terá continuidade, prevendo que cada servidor aposentado tenha a sua árvore plantada em Itajaí.
O ipê amarelo é uma das 19 espécies de árvores com exemplares protegidos na cidade. A planta é nativa e reconhecida como símbolo brasileiro, sendo característica na Mata Atlântica. A árvore pode chegar a 10 metros de altura e é indicada pra arborização urbana devido ao porte e aspecto paisagístico.