Exemplo
Casal planta mudas de romãzeiras em homenagem ao filho que morreu
“Projeto Augusto” prevê, todos os anos, o plantio de 100 árvores da espécie que virou símbolo da família Malschitzky
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Projeto do casal Valmor Rossetto e Nancy Malschitzky ajuda a promover a arborização em quintais de Balneário Piçarras e outras cidades catarinenses. A iniciativa é uma homenagem ao filho do casal, Augusto, que faleceu aos 4 anos de um edema pulmonar.
O menino gostava de plantar árvores e flores e inspira o projeto. A intenção é plantar 100 mudas de romãzeiras por ano. A escolha da árvore está ligada à memória da família. Em 1994, Valmor e o filho plantaram uma muda de romã no jardim em homenagem à Nancy. O menino queria fazer a surpresa pra mãe.
Continua depois da publicidade
Augusto faleceu dois anos depois, mas a árvore cresceu e já deu muitos frutos, que são conhecidos pelo sabor característico e propriedades terapêuticas. O casal já plantou mais de 40 mudas da espécie. A primeira romãzeira foi plantada na casa de uma família de São José do Cerrito, na Serra catarinense.
Valmor e Nancy são de Curitiba, onde trabalham, e tem residência em Piçarras. No balneário, mudas já foram plantadas nos bairros Itacolomi, Morretes e centro. A capital paranaense também ganhou as mudas.
Continua depois da publicidade
Os locais são escolhidos de forma aleatória, dependendo das famílias interessadas. “Qualquer pessoa que saiba plantar uma muda de árvore e cuidá-la com carinho pode participar do projeto”, informa Nancy.
As mudas são monitoradas e os participantes integram um grupo onde são compartilhadas informações sobre as plantas. O plantio usa a técnica da estaquia, que consiste em colocar estacas no caule, raízes ou folhas que, plantados em um meio úmido, se desenvolvem.
A romã

A romãzeira é uma árvore que pode chegar a 8 metros de altura e se adapta bem em climas tropicais e subtropicais, podendo resistir em locais semiáridos. A planta é cultivada desde a antiguidade. O fruto de sabor intenso tem propriedades medicinais reconhecidas.
A romã é uma baga redonda com uma polpa vermelha comestível e inúmeras sementes – são entre 613 a 648 em cada fruto – que se abre espontaneamente quando fica madura. As sementes de romã têm significados ligados à fertilidade, sorte e prosperidade.
Continua depois da publicidade
Contato com o casal:
WhatsApp: (41) 99996-3419