A Costa Cruzeiros confirmou novas escalas de navios para a temporada 2023/2024 em Itajaí. Com a presença dos navios Costa Favolosa e Costa Fascinosa, a empresa vai triplicar a oferta de leitos nos cruzeiros com embarque na cidade, passando de 11 mil para 30 mil passageiros.
Estrela da última temporada, o Costa Favolosa fará roteiros com embarque em Itajaí para destinos de sete noites em Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina), e roteiros de até quatro ...
Estrela da última temporada, o Costa Favolosa fará roteiros com embarque em Itajaí para destinos de sete noites em Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina), e roteiros de até quatro noites para Ilhabela e Santos, no litoral paulista.
Nos embarques a partir do porto de Santos, o Costa Favolosa fará minicruzeiros de três a cinco noites, com paradas em Porto Belo, Balneário Camboriú e Itajaí, além de viagens de Santos para Montevidéu e Buenos Aires com escala em Itajaí. A temporada com o navio começa em novembro e seguirá até maio de 2024. No total serão quatro roteiros com partida em Itajaí e outros 15 com escalas na região.
No mesmo período, o navio Costa Fascinosa fará 24 roteiros com passagem pelo estado, em partidas de Santos que passam por Porto Belo e Balneário, e saídas de Itajaí para o Uruguai e Argentina e destinos nacionais. Terceiro navio da companhia a atuar na temporada, o Costa Diadema terá embarques em Santos, Salvador e Rio de Janeiro entre dezembro e abril, com um dos roteiros parando aqui.
A companhia, que já tem Itajaí como um “hub” para o Mercosul, vai aumentar as atividades em BC nos roteiros dos dois navios. A operadora terá 34 escalas a mais em 2023/2024, levando 130 mil turistas pra BC.
De acordo com o diretor comercial da empresa, Ruy Ribeiro, o bom resultado da última temporada justifica a ampliação das escalas e cabines. A empresa projeta ampliar ainda mais a presença no estado e ter um navio dedicado em Itajaí. Na próxima temporada, o navio Costa Favolosa já ficará um mês a mais em Itajaí na comparação com a temporada passada.
“Itajaí se tornou um importante mercado para a Costa. Sua relevância estratégica se reflete no expressivo aumento de leitos disponibilizados neste porto de embarque. Além de dobrar a oferta, estamos estendendo nossas operações um mês a mais no Costa Favolosa”, destacou Ruy.
Temporada histórica teve impacto de R$ 26 milhões na economia
A temporada de cruzeiros 2022/2023 foi considerada a maior da história de Itajaí, com as operações dos navios MSC Armonia e Costa Favolosa. Foram quase 30 mil embarques e desembarques, com mais de 80 mil passageiros atendidos pela cidade. O impacto estimado na economia local foi de mais de R$ 26 milhões.
Único porto de embarque e desembarque no Sul do país dos transatlânticos da Costa Cruzeiros e da MSC, o município recebeu 24 escalas na última temporada, 10 delas do Costa Favolosa, com até 1500 passageiros em cada parada. Para a temporada 2023/2024, Itajaí prevê alta de cerca de 70% nos embarques e desembarques, com mais de 2 mil passageiros por escala.