A prefeitura de Balneário Camboriú iniciou na terça-feira a aplicação da dose bivalente da vacina contra covid-19 a todas as pessoas acima de 18 anos. A medida acontece após autorização do Ministério da Saúde - até então apenas grupos prioritários eram alvo da vacinação.
Continua depois da publicidade
Em Balneário Camboriú, o atendimento é em todos os postos, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h; o posto de saúde Central não fecha para o almoço. Para tomar a vacina, é preciso ter recebido ...
Em Balneário Camboriú, o atendimento é em todos os postos, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h; o posto de saúde Central não fecha para o almoço. Para tomar a vacina, é preciso ter recebido ao menos duas doses do esquema primário básico contra covid-19, seja da Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, ou a dose única da Janssen.
Continua depois da publicidade
No caso de gestantes, é necessário a entrega de autorização médica. Até o momento, mais de 5841 pessoas receberam a dose da vacina bivalente na cidade.
Em Itajaí, não há data para o início da oferta de vacina bivalente pra toda a população acima de 18 anos, pois a data ainda será definida pela Secretaria de Saúde. A vacinação estará disponível nas 31 salas da rede municipal. Desde fevereiro, a cidade aplica a dose bivalente pra grupos prioritários. São mais de 7575 pessoas já atendidas.
Continua depois da publicidade
Outras cidades
Em Porto Belo e Balneário Piçarras, a aplicação pra maiores de 18 anos também começou nesta terça-feira. Em Porto Belo, o atendimento é nos postos dos bairros Vila Nova, Centro e Jardim Dourado, das 8h as 19, e no Alto Perequê, das 8h as 17h.
Em Piçarras, nos postos do Santo Antônio, Nossa Senhora da Conceição, Lagoa, Nossa Senhora da Paz, Itacolomi, Central e Morro Alto.
Proteção
A vacina bivalente protege o organismo contra o vírus original da covid-19 e também contra as diferentes variantes do vírus, inclusive a ômicron, que é a de maior circulação atualmente. São cerca de 97 milhões de brasileiros aptos a receber a dose bivalente no momento. Em Santa Catarina, a aplicação da dose bivalente foi feita em apenas 254.469 pessoas, numa cobertura de 13%.
A orientação do Ministério da Saúde é que quem ainda não completou o ciclo vacinal básico ou está com alguma dose de reforço em atraso também procure as unidades de saúde para atualizar as doses. A pasta reforçou a importância da vacinação pra diminuir a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes a doença.