O Brasil vai receber em maio mais dois caças F-39 Gripen do projeto de renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Na sexta-feira passada, o navio holandês MV Mitiq deixou o porto de Norrköpping, na Suécia, sede da fabricante Saab, com duas aeronaves a bordo. A previsão é que o cargueiro chegue no dia 5 de maio no porto de Navegantes.
Continua depois da publicidade
Os novos caças vão completar seis aviões já recebidos pelo Brasil. Os dois primeiros caças das primeiras remessas, também recebidas pelo porto de Navegantes, foram incorporados oficialmente ...
Os novos caças vão completar seis aviões já recebidos pelo Brasil. Os dois primeiros caças das primeiras remessas, também recebidas pelo porto de Navegantes, foram incorporados oficialmente à frota da FAB no final do ano passado, após um período de testes e procedimentos de certificação militar. Os caças integram o 1º Grupo de Defesa Aérea, da base aérea de Anápolis, em Goiás.
Continua depois da publicidade
Neste ano, o Brasil vai receber cinco novos F-39 Gripen do projeto. Além dos dois já a caminho, é prevista outra remessa com mais três aeronaves. No total, o projeto prevê a compra de 40 novos caças. Os aviões vão substituir gradativamente a frota de caças F-5M e A-1M da FAB, diminuindo os custos de operação e aumentando a capacidade de resposta a ameaças externas.
Ao chegaram ao Brasil, os novos aviões vão passar pelos mesmos procedimentos de transporte. Do porto, eles são levados em operação por terra até o aeroporto de Navegantes, de onde voam até o Centro de Ensaios em Voo, na cidade de Gavião Peixoto, em São Paulo. Na unidade, os pilotos de prova da FAB, da Embraer e da Saab fazem vários testes com vistas à certificação militar, que é uma espécie de licença de operação do avião.
Continua depois da publicidade