Ocean Race
Vila da Regata de Itajaí recebe primeiro barco
Time Guyot, que não está participando desta perna, foi o primeiro a atracar em Itajaí pegando atalho pelo Atlântico
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]




O barco Guyot Environment, do time Europa, foi o primeiro a atracar na Vila da Regata de Itajaí, no anoitecer de quinta-feira. Eles atracaram por volta das 18h30. O time desistiu de disputar a terceira etapa da competição após sofrer um problema no casco na parada de Cape Town, na África do Sul. A equipe pegou um atalho pelo Oceano Atlântico e chegou mais rápido ao litoral catarinense do que os outros quatro barcos que estão participando desta etapa da prova.
Mesmo sem pontuar, a equipe estava bastante animada e emocionada com a chegada na Vila da Regata. Eles comemoraram com a bandeira do Brasil. Outras quatro equipes competem na The Ocean Race na categoria Imoca, que dará a volta ao mundo.
A previsão é que os outros quatro barcos comecem a chegar em Itajaí no domingo, com a equipe Malizia, da Alemanha, na frente, seguida pela Holcim – PRB (SUI), com a 11th Hour Racing Team ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Mesmo sem pontuar, a equipe estava bastante animada e emocionada com a chegada na Vila da Regata. Eles comemoraram com a bandeira do Brasil. Outras quatro equipes competem na The Ocean Race na categoria Imoca, que dará a volta ao mundo.
A previsão é que os outros quatro barcos comecem a chegar em Itajaí no domingo, com a equipe Malizia, da Alemanha, na frente, seguida pela Holcim – PRB (SUI), com a 11th Hour Racing Team, dos Estdos Unidos, e a Biotherm Team, da França, mais atrás - classificação até a noite dessa quinta-feira.
Vila aberta
O primeiro show de fogos público de Itajaí depois da pandemia de covid marcou a abertura oficial da The Ocean Live Park que torna a cidade a sede da maior regata transoceânica do mundo. Milhares de pessoas acompanharam a cerimônia na noite de quarta-feira. O evento contou com espetáculo de fogos de artifício de luzes e banda. A expectativa é que mais de 500 mil pessoas passem pelo local até 23 de abril, quando os velejadores das cinco equipes partirão rumo a Newport (EUA).
Durante os dias de evento, o público vai poder ver de perto os veleiros da corrida e as bases das equipes dos barcos super tecnológicos. A maior regata do planeta retorna a Itajaí pela quarta vez seguida.
“É um orgulho para Itajaí receber mais uma vez os velejadores da The Ocean Race. Este grande evento impulsiona nossa economia e turismo, gera emprego e renda e também demonstra a força da nossa cidade, que é o polo náutico do Brasil”, fala o prefeito Volnei Morastoni.
Itajaí é a única parada da América Latina da The Ocean Race 2023. Os velejadores aportam por aqui após a maior e mais difícil etapa da corrida, com 12.750 milhas náuticas (mais de 24 mil quilômetros percorridos) e uma jornada de quase um mês no mar pelos mares do sul.
Atrações
Reconhecida na última edição como a melhor parada da The Ocean Race, Itajaí preparou uma estrutura ainda maior para receber o evento neste ano. São cerca de 50 mil metros quadrados com atrações gratuitas e para toda família: gastronomia variada, apresentações musicais, chope e bebidas de diferentes marcas, exposições, feira de negócios, brinquedos e muitas atividades educativas.
O secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, representou o governador Jorginho Mello na cerimônia. “É uma promoção incrível da cidade a nível mundial, mostrando que Itajaí recebe mais um mega evento com toda a qualidade. Sem falar da divulgação do crescimento do mercado náutico da nossa região”, comemorou Evandro.