BRASIL
Lula é diagnosticado com pneumonia e cancela viagem à China
O presidente adiou a viagem confirmada para este domingo
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisou prorrogar seus planos de fazer parcerias comerciais na China. Ele estava com viagem marcada para este domingo, mas depois do diagnóstico de uma pneumonia o encontro com o presidente chinê Xi Jinping precisou ser adiado.
A notícia foi divulgada através de um comunicado da Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto. O adiamento também foi comunicado às autoridades chinesas, que prontamente reiteraram o desejo de remarcar a data da visita.
Durante o encontro, os presidentes tratariam de relações comerciais, guerra da Ucrânia e governança global. A nova data da reunião ainda não foi definida, mas segue em negociação.
O presidente do Brasil foi diagnosticado na quinta-feira com uma pneumonia “leve”. No mesmo dia, ele passou por uma bateria de exames no Hospital Sírio-Libanês em Brasília.
Num primeiro momento, o médico Roberto Kalil Filho autorizou a viagem para domingo. Contudo, uma reavaliação foi feita pela médica Ana Helena Germoglio, neste sábado, e recomendou o adiamento da viagem, mesmo com a melhora no quadro de saúde.
Confira a nota médica divulgada pelo Palácio do Planalto:
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sirio-Libanês – unidade Brasília, em 23/3/2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento.
Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral.
Dra. Ana Helena Germoglio”