PM aplicou 615 multas, apreendeu 185 veículos e prendeu 5 pessoas em Penha
Prefeitura diz que encontro beneficia economia e que vai exigir novamente policiamento reforçado pra próxima edição
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Evento no fim de semana foi criticado por badernas nas ruas
(Foto: Divulgação)
Prefeitura diz que encontro beneficia economia e que vai exigir novamente policiamento reforçado pra próxima edição (Foto: Divulgação)
A operação de policiamento para o 8º Moto Carrero, ocorrido durante o fim de semana, em Penha, terminou com 615 multas aplicadas, 185 veículos guinchados e cinco prisões em flagrante. No total, a Polícia Militar abordou 1486 veículos e 850 pessoas no período da operação.
Continua depois da publicidade
O relatório mostra que foram feitos 299 testes de bafômetro. Outras 35 pessoas foram autuadas por recusa ao teste. Nas abordagens policiais ainda foram recolhidos 28 certificados de licenciamento ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
O relatório mostra que foram feitos 299 testes de bafômetro. Outras 35 pessoas foram autuadas por recusa ao teste. Nas abordagens policiais ainda foram recolhidos 28 certificados de licenciamento de veículo.
Continua depois da publicidade
A polícia teve efetivo reforçado para garantir a segurança na cidade mesmo antes do início do evento, quando Penha já recebia grupos de motociclistas. O encontro rolou entre quinta-feira e domingo, sendo retomado neste ano, após o cancelamento em 2022, com queixas de badernas e manobras arriscadas nas ruas.
A operação de segurança contou com 113 policiais militares, com a participação de grupos especializados com motos (Rocam e Gtam), cavalaria, agência de inteligência e policiamento ostensivo. Houve fiscalização por câmeras, drones, barreiras policiais, de viaturas e de motocicletas.
Continua depois da publicidade
“As ações ostensivas, de fiscalização e de inteligência surtiram o resultado desejado, mantendo a cidade tranquila durante o evento, marcando-o positivamente no aspecto segurança pública”, informou o batalhão no relatório divulgado.
A PM informou que, em várias oportunidades nesta e nas edições anteriores, as guarnições identificaram pessoas, dentre elas influenciadores digitais interessados no evento e atrações dentro do kartódromo, mas reconhece que há pessoas que foram pra praticar desordem e caos na cidade.
“As ações visaram preservar e restabelecer a ordem pública durante o evento, evitando e coibindo atos como os dos episódios de abusos (perturbação ao sossego, desordens, baderna) registrados na edição de 2022, e que foram potencializados pela exposição midiática nas redes sociais”, lembra.
Segundo a PM, a central de emergência recebeu poucos chamados por atos praticados por motociclistas, além dos que já são comuns pelo 190.
Balanço do Moto Carrero:
Autos de Prisão em Flagrante:
5
Continua depois da publicidade
Termos Circunstanciados:
9
Boletins de Ocorrência:
11
Autos de Infração de Trânsito:
Continua depois da publicidade
615
AIT por recusa ao teste de bafômetro:
35
Teste de etilômetro passivo:
298
Continua depois da publicidade
Teste de etilômetro ativo:
1
Certificado de Licenciamento Anual recolhido:
28
Veículos removidos ao pátio:
185
Veículos abordados:
1486
Pessoas abordadas:
850
Presidente da Câmara defende que a comunidade seja ouvida
Tibeco: organização só garantiu segurança no espaço do evento
Enquanto o prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB) se rendeu ao evento que antes condenava, o presidente da Câmara de Vereadores, Adriano de Souza, o Tibeco (PSDB), teve posição contrária em relação ao 8º Moto carrero.
Nas redes sociais, Tibeco classificou o encontro como terminando “de forma polêmica e constrangedora”, com a polícia “numa loucura, tentando fazer seu papel, moradores insatisfeitos com a bagunça e vídeos mostrando as depredações”.
Tibeco confirmou que ainda neste ano vai propor uma audiência pública com a comunidade e o trade turístico para tratar de eventos desse gênero em 2024. “A gente respeita o circuito turístico, somos uma cidade turística, litorânea, temos que buscar eventos, pois vivemos do Beto Carrero e dessas programações”, pontuou.
“Mas temos que ouvir também a comunidade. Não concordo com caminhões e caminhões de guinchos saindo até a boca com motos e carros apreendidos, com pessoas presas, com uma cidade que tem 20 policiais fixos tendo que chamar mais 100 só num final de semana. Não pode ser assim”, considerou.
Segundo o vereador, dentro do evento estava tudo organizado, mas “os arruaceiros não respeitam do lado de fora”. A PM atuou de maneira correta, na visão do vereador, mas teve dificuldades para controlar o público externo.
Tibeco frisou que na condição de presidente do legislativo apoia eventos sem esse perfil. “E eu senti muito desgaste do prefeito”, referiu-se a Aquiles, que em 2023 apoiou o encontro. “Vi as pessoas dizendo não entender porque o prefeito ainda deu espaço de novo para o evento”. “Vimos vídeos de mais de 20 motoqueiros numa casa, acelerando a noite toda, depredações, barulhos nas ruas com lombadas, na frente das casas. Bala de borracha na avenida Alfredo Brunetti, uma baderna. Não é um evento para família”, finalizou.
Aquiles se justifica
Nas redes sociais, o prefeito de Penha apareceu se justificando. Alegou ter apoiado o evento por conta dos pedidos do trade turístico. Mas, durante o encontro, Aquiles apareceu junto até mesmo de participantes que deram prejuízos à cidade no ano de 2022, quando o encontro acabou barrado por ordem da justiça.
Evento foi liberado após reuniões com setor turístico
No ano passado, a prefeitura barrou a realização do evento após registros de badernas nas ruas, com confusão envolvendo o prefeito. O caso foi pra justiça e o encontro foi cancelado por liminar. Neste ano, o município explicou que o evento teve liberação da prefeitura após reuniões com os organizadores e o trade turístico da cidade.
As reuniões definiram a necessidade de maior policiamento, o que foi cumprido, inclusive com apoio do sistema de câmeras de monitoramento do município. Ainda houve reunião com 25 influenciadores digitais, que se tornaram embaixadores do evento pra fazer campanhas pelas redes sociais, conscientizando os participantes a respeitar às leis no trânsito.
A prefeitura ressaltou que a PM não registrou ocorrências graves. “A prefeitura de Penha ainda reforça que o evento traz inúmeros benefícios para a rede hoteleira e gastronômica, além do comércio em geral, uma vez que movimenta a economia de todo o município”, destacou em nota.
O município informou que solicitou aos organizadores do Moto Carrero um panorama do evento, com foco no movimento econômico na cidade. “Para o próximo ano, a prefeitura de Penha manterá a exigência de policiamento reforçado e conscientização dos participantes, caso contrário, o evento não terá a liberação para acontecer na cidade”, adiantou.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.