Prédio de Balneário Camboriú terá o grafite mais alto do Brasil
Pintura é inspirada no Sol e traz também uma planta da sorte. Projeto vai integrar acervo do Museu a Céu Aberto de BC
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Obra do artista Marlon Muk tem 111,7 metros de altura
(Foto: João Batista)
Continua depois da publicidade
A galeria de arte urbana de Balneário Camboriú está ganhando um novo painel que será o grafite mais alto do Brasil e um dos mais altos do mundo. O mural a céu aberto tem 111,77 metros ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
A galeria de arte urbana de Balneário Camboriú está ganhando um novo painel que será o grafite mais alto do Brasil e um dos mais altos do mundo. O mural a céu aberto tem 111,77 metros de altura por 5,54 metros de largura, somando 619,20 metros quadrados. A pintura decora a lateral do edifício Cosmos, um dos prédios mais icônicos da cidade, entre a avenida Atlântica e o Beco do Brooklyn (rua 1100).
Continua depois da publicidade
Inspirada no Sol e na simbologia da planta costela de Adão, a obra “Sana” foi idealizada pelo artista Marlon Muk, de Macaé (RJ), através do projeto Cidade Incomparável, parceria da construtora Embraed com curadoria do movimento Open Street Gallery. A pintura começou em 17 de fevereiro e está em andamento, podendo ser concluída nesta semana se o tempo ajudar.
O mural será a terceira ação do projeto, que já revitalizou o mirante do Encanto, em Itapema, e o quartel dos bombeiros, em Balneário Camboriú. Com a conclusão da nova arte, o painel vai superar a altura de 95 metros da pintura que era a mais alta do mundo, feita no Canadá pelo artista alemão Mirko Reisser, conhecido como Daim.
Continua depois da publicidade
A escolha de Marlon Muk para assinar a obra em Balneário leva em conta o reconhecimento do artista no Brasil. O muralista, que tem pinturas nos quatro cantos do país, buscou inspiração na natureza e nas características da cidade para colorir as paredes do Cosmos.
“Balneário Camboriú é uma cidade cheia de belezas naturais e, como é um edifício frente mar, busquei destacar o Sol. É ele que dá a tonalidade a todo o mural, com seus raios que permeiam as folhas de uma costela de Adão. Escolhi essa planta pela sua simetria e seus significados”, comenta. Na filosofia chinesa, a planta atrai boa sorte.
O novo mural tem apoio da Fundação Cultural de BC e integra o acervo do Museu a Céu Aberto, projeto lançado em 2022 com mapeamento, fotos, vídeos e informações de mais de 200 obras de arte urbana da cidade, entre murais, grafites, monumentos e esculturas. O acervo pode ser conferido em www.culturabc.com.br/museu.
Interação entre pessoas, arte e cidade
Projeto quer transformar cidade numa galeria a céu aberto
O projeto “Cidade Incomparável” foi criado para interagir com as pessoas que circulam pela cidade e promover um encontro da vida urbana com a arte, de forma criativa e orgânica.
Continua depois da publicidade
Para o diretor da Open Street Gallery, Murilo Trevizol, campanhas assim ampliam o acesso à arte e à cultura. “Queremos transformar a cidade numa grande galeria a céu aberto porque a arte transforma a vida das pessoas. A arte tem o poder de unir, mover e transformar e essa é uma gentileza urbana que queremos deixar para as próximas gerações”, explicou.
A presidente da Embraed, Tatiana Rosa Cequinel, destaca que haverá outras intervenções artísticas na cidade.
“É uma forma de potencializarmos as belezas do nosso litoral. Com essa gentileza urbana queremos construir uma nova atmosfera para quem mora em Balneário Camboriú e também para quem visita a cidade, para que possam vivenciar essa conexão entre o urbanismo e a arte”, comenta a empresária.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.