Olho no bolso   

Mutirão nacional vai atender endividados

Campanha acontece no mês de março e dará descontos e prazos especiais na negociação de dívidas com os bancos

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Febraban promoveu um mês de mutirão para negociar dívidas Brasil afora
 (Foto: Divulgação)
Febraban promoveu um mês de mutirão para negociar dívidas Brasil afora  (Foto: Divulgação)

Entre os dias 1º e 31 de março, o consumidor terá a oportunidade de negociar com bancos as dívidas que estiverem em atraso, por meio do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons. Durante o período, os devedores terão descontos e prazos especiais de pagamento da dívida, a critério de cada banco, que define as regras e condições a serem ofertadas. 

Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito em atraso com bancos ou instituições financeiras, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia, como veículos e imóveis. A negociação pode ser feita diretamente com o banco nos canais oficiais da empresa ou pelo portal Consumidor.gov.br, se o usuário tiver conta cadastrada nas modalidades prata ou ouro. 

Continua depois da publicidade

A página sobre o Mutirão Nacional, em https://meubolsoemdia.com.br/Materias/mutirao-da-negociacao, foi criada para orientar o consumidor sobre como participar da campanha. Vídeos mostram o passo a passo sobre como acessar o portal, encontrar a instituição e abrir o pedido de negociação. O consumidor também encontra conteúdos sobre orientação financeira e tem acesso a outros serviços do Banco Central.   

Durante o mutirão, os bancos irão oferecer condições especiais para que o devedor resolva sua vida financeira. “A renegociação de dívida costuma ocorrer por meio de alongamento de prazos, redução de taxas, alteração nas condições de pagamento, obtenção de recursos adicionais ou, ainda, a migração para outras modalidades de crédito mais baratas”, explica Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira da Febraban. 

Continua depois da publicidade

No último mutirão, entre 1º e 30 de novembro de 2022, 2,325 milhões de contratos foram renegociados pelos bancos, trazendo alívio financeiro para os endividados. Com as negociações, 24,3 milhões de contratos em atraso foram repactuados pelo sistema bancário no período da pandemia, entre março de 2020 e novembro de 2022, superando R$ 1,3 trilhão em saldo devedor e R$ 200 bilhões em parcelas suspensas.

Orientações

Ao acessar a plataforma Registrato, do Banco Central, o consumidor pode consultar gratuitamente empréstimos e financiamentos existentes em seu nome e informações do seu relacionamento com os bancos, como conta corrente, investimentos e chaves Pix.

Havendo atrasos e necessidade de negociação, o usuário pode utilizar uma das planilhas gratuitas disponíveis no portal Meu Bolso em Dia para descobrir o valor com que poderá contar para pagar suas dívidas. As planilhas já estão prontas, com as fórmulas de cálculos. Basta inserir as entradas e saídas de dinheiro para ter um raio X das finanças. 

Na ocasião da negociação com o banco, o devedor deve informar a dívida que pretende quitar e perguntar quais são as condições oferecidas para a quitação. Se concordar com o que foi proposto, um acordo de negociação será assinado. Caso não concorde, pode fazer contrapropostas para chegar a um acordo. A negociação vale só pra pessoas físicas.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.226.251.231

TV DIARINHO


🚗😤 TRÂNSITO TRAVADO! Motoristas e usuários do hospital Marieta estão chiando com as mudanças no trânsito ...





Especiais

Autorização de limpeza de pasto mascara e 'legaliza' desmatamento ilegal

meio ambiente

Autorização de limpeza de pasto mascara e 'legaliza' desmatamento ilegal

O recomeço de Muçum, a cidade que foi três vezes levada pelas águas

RESILIÊNCIA

O recomeço de Muçum, a cidade que foi três vezes levada pelas águas

Minoria dos promotores acha que fiscalizar a polícia é prioridade do Ministério Público

PESQUISA

Minoria dos promotores acha que fiscalizar a polícia é prioridade do Ministério Público

Como a guerra entre grupos criminosos fez a violência explodir na Zona Oeste do Rio

SEGURANÇA

Como a guerra entre grupos criminosos fez a violência explodir na Zona Oeste do Rio

“Países estão com pé no acelerador das renováveis, mas também dos combustíveis fósseis”

entrevista

“Países estão com pé no acelerador das renováveis, mas também dos combustíveis fósseis”



Blogs

Tomando a frente

Blog do JC

Tomando a frente

Outono é saúde mas tenha cautela dobrada!

Espaço Saúde

Outono é saúde mas tenha cautela dobrada!



Diz aí

"A gente praticamente dobrou o número de serviços semanais"

Diz aí, Aristides!

"A gente praticamente dobrou o número de serviços semanais"

Chefão da JBS Terminais participa do “Diz aí!” nesta quarta-feira

AO VIVO

Chefão da JBS Terminais participa do “Diz aí!” nesta quarta-feira

"O maior valor agregado está no contêiner"

Diz aí, Beto Cunha!

"O maior valor agregado está no contêiner"

Vereador Beto Cunha fala sobre polêmica das cargas a granel no Diz aí!

AO VIVO

Vereador Beto Cunha fala sobre polêmica das cargas a granel no Diz aí!

"Eu estou muito admirado com Santa Catarina de tanto feminicídio, que vergonha"

DIZ AÍ, PADRE LINO!

"Eu estou muito admirado com Santa Catarina de tanto feminicídio, que vergonha"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.