PIONEIRO
Portonave forma jovens na área de tecnologia da informação portuária
Primeira turma formou 30 estudantes, de 16 a 18 anos, da Educação de Jovens e Adultos de Navegantes
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



A Portonave ofereceu uma capacitação gratuita na área da tecnologia da informação portuária e formou uma turma de 30 estudantes do Programa Embarque da Tecnologia, pioneiro entre os portos brasileiros, em parceria com o Senai. A oportunidade foi para jovens de 16 a 18 anos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Navegantes e para os filhos dos profissionais do terminal.
A apresentação dos trabalhos de conclusão de curso e entrega de certificados aconteceu na última quarta-feira. Os melhores trabalhos foram premiados com o acompanhamento de carreira pela Portonave e uma bolsa para nova qualificação na área. Segundo o ex-aluno premiado pelo programa e estagiário contratado pelo terminal, Vitor Schultt Ribeiro, a oportunidade fez toda a diferença na carreira.
Continua depois da publicidade
“Percebi que muitos alunos se empenharam no programa, mesmo aqueles que já compreendiam um pouco e quem era novo na área”, reforça o estagiário.
Para a jovem Noriely Camargo de Amorim, recém-contratada como estagiária do terminal, a capacitação refletiu também sua vida pessoal. “Não dá para acreditar, como eu amadureci e coloquei mais metas em minha vida. Cada dia você aprende algo novo, e o conhecimento é algo que ninguém te tira”, conta Noriely.
Continua depois da publicidade
Uma nova turma de 31 alunos já começou a capacitação neste ano. A grade de disciplinas é voltada à Tecnologia da Informação em áreas como Suporte, Datacenter, Segurança, Redes, Sistemas, Internet das Coisas (IOT) e Business Intelligence. O programa também oferece palestras e workshops técnicos para escolas do município.
O gerente de Tecnologia da Informação, Cybersegurança, Proteção & Privacidade, Jardel Fischer, ressalta que a iniciativa é uma fonte de oportunidades para alavancar o mercado de trabalho nesta área, que vem crescendo e demanda profissionais qualificados.
“Buscamos transmitir o conhecimento para estes jovens, fomentando oportunidades, desenvolvendo talentos em TI em nossa comunidade, e dentro do possível, trazê-los para compor nossas equipes ou direcionar ao mercado”, enfatiza.