EM MEIO A NATUREZA
Morraria da região é aberta à visitação
A mãe natureza também se faz presente no turismo do litoral catarinense
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Skyline cosmopolita com áreas de preservação ecológica
Ao lado dos modernos arranha-céus de Balneário Camboriú, que estão entre os mais altos e incríveis do planeta, a cidade guarda dois paraísos de contemplação: o Morro do Gavião e o Morro do Careca. São duas opções que se complementam, pois mostram diferentes facetas do mais badalado balneário do Sul do Brasil.
Continua depois da publicidade
O Morro do Gavião dispõe de trilhas e nascentes e, do seu topo, a 240 metros do nível do mar, têm-se uma vista panorâmica de Balneário Camboriú e Camboriú. O acesso a essa trilha em Balneário Camboriú é pela marginal da BR 101, no quilômetro 131, próximo à avenida das Flores, no bairro Estados. O trajeto tem 2,7 km em chão de terra e seu topo também é conhecido como “Pico da Teta”, por lembrar um seio feminino. O início da caminhada é mais intenso e requer fôlego. No entanto, o corpo logo se acostuma e o trajeto fica mais suave.
No limite entre Balneário Camboriú e Itajaí, fica o Morro do Careca, de onde costumam partir voos de parapente. A subida íngreme, de 30 minutos até o topo, compensa pela paisagem. A vista panorâmica de um lado é da praia Central, em BC, e de outro, da praia Brava, em Itajaí.
Continua depois da publicidade
Há dois caminhos para chegar lá em cima: o primeiro é por meio de uma trilha pela Estrada da Rainha, partindo da praia dos Amores, região norte de Balneário Camboriú (estrada asfaltada e passa por entre as árvores da Mata Atlântica).
Outra forma de chegar até o pico dos 100 metros de altura do morro é subindo a escadaria de aproximadamente 100 degraus no final da praia do Buraco. Pegando esse caminho, chega-se na metade da trilha da Estrada da Rainha. Dali em diante são mais ou menos 15 minutos de caminhada até o destino final. O nível de dificuldade é moderado.
Morro da Pedra e Mirante do Encanto
Em Navegantes há o Morro da Pedra, que dos seus 300 metros de altitude oferece uma visão de diversas cidades, como Itajaí, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e a própria Navegantes. Ele fica no Escalvados, na área rural, e é um atrativo para aqueles que desejam contato com a natureza. No entanto, chegar ao seu topo não é uma tarefa muito fácil, já que o morro é bastante íngreme.
A subida leva em torno de uma hora e é possível fazer o trajeto de bicicleta. O percurso em direção ao topo pode ser feito, também, de carro. O acesso ao morro da Pedra fica na rua Vereador Loureci Soares da Silva, em frente à Igreja São José.
Em Itapema tem o Mirante do Encanto, no morro do Cabeço, no Canto da Praia. O acesso é pela rua 109 e o local é aberto diariamente das 8h às 17h30. A subida é gratuita e o local tem elevador panorâmico. Do mirante, é possível ter uma vista de 360 graus de toda a cidade.
Continua depois da publicidade
Visão privilegiada e de fácil acesso
Em Bombinhas, o Morro do Macaco possui uma das vistas mais incríveis do estado, pois seu mirante principal é um dos pontos geográficos mais altos da península e dele os visitantes contemplam todo o território, em 360º. São quase 200 metros em relação ao nível do mar e um cenário perfeito para quem busca momentos de sossego, belíssimas fotografias e, de quebra, apreciar a natureza em todos os seus aspectos.
Do alto pode-se ver as praias de Canto Grande (Mar de Fora e de Dentro), Tainha, Conceição, Zimbros, Mariscal e Quatro Ilhas. As Ilhas da Reserva Biológica do Arvoredo, de Florianópolis, e até mesmo a ponte Hercílio Luz, em dias de céu aberto, também podem ser avistadas.
Para chegar, deve-se ir à praia do Canto Grande e seguir até o fim da rua Jequitibá, onde inicia a trilha, que tem grau de dificuldade moderado.
Continua depois da publicidade