Repercussão nacional
Arquivo Nacional celebra o verão com vídeo de Balneário
Imagens da época chamam atenção pelos poucos prédios na Atlântica, além do icônico Marambaia e da moda da segunda metade dos 70
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]




Uma publicação do Arquivo Nacional na internet, na quarta-feira, acabou surpreendendo internautas e moradores mais antigos de Balneário Camboriú: um curta-metragem produzido em 1976 sobre a cidade mais famosa do sul do mundo, mostrando a praia com poucos prédios – poucos, pelo menos, em relação aos dos atuais espigões da avenida Atlântica.
O vídeo traz ainda imagens da vida noturna da época, do turismo e da hotelaria, e chama atenção pela moda da segunda metade dos anos 70. Postado às 13h, em celebração ao início do verão, as imagens já contavam com 5800 visualizações na noite de quarta.
Continua depois da publicidade
O Arquivo Nacional informa que a produção foi feita pelo próprio arquivo nos anos 70, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que até os dias atuais guarda, preserva, dá acesso e divulga documentos públicos e privados.
“Um dos destinos mais procurados por turistas, durante a estação mais quente do ano, é o Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. As belezas das praias e da natureza encantam a todos que adoram o verão”, informa o vídeo, creditado então como documentário da Agência Nacional sobre a cidade catarinense.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a página do Arquivo Nacional no Facebook conta com 134.825 pessoas que a curtiram, além de mais de 159 mil seguidores. O vídeo tem pouco mais de três minutos, e vem com clássicos da MPB de fundo, como “Ponteio”, de Edu Lobo.
Na Atlântica, o icônico prédio do Hotel Marambaia já estava lá, e na vida noturna, a marca registrada era a Coca-Cola de Garrafinha.