QUEIXA DOS PAIS
Creches de Itajaí vão funcionar só até o dia 14
Pais precisam trabalhar até perto do Natal e não sabem onde deixar as crianças
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Com o recesso da educação neste final de ano, os pais que têm crianças nas creches enfrentam dificuldades sobre onde deixar os filhos durante o período. Em Itajaí vai ter colônia de férias em janeiro, mas houve queixas de que as aulas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) terminarão muito cedo. O encerramento é no dia 14, mas muitos pais ainda continuarão trabalhando normalmente ao menos até a semana do Natal.
Um dos pais, que tem um bebê de um ano e oito meses matriculado no ensino infantil, questionou o motivo da data de encerramento do ano letivo não ter sido estendida por mais uma semana. “Três ou quatro dias a mais de aula já ajudaria e muito nós, pais de crianças. Caso contrário, onde os pais vão deixar seus filhos?”, disse.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Educação explicou que a rede municipal segue o calendário escolar aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, que prevê o cumprimento de 200 dias letivos. O plantão de férias vai atender os alunos em janeiro, por meio de creches municipais e de unidades credenciadas. As inscrições terminaram em novembro. As famílias que perderam o prazo devem ir à secretaria em janeiro, para vagas remanescentes.
A agenda de jogos do Brasil na Copa do Mundo já tem prejudicado famílias em Itajaí, com as creches antecipando o encerramento do atendimento conforme os horários das partidas. Na creche Maria da Glória Stringari, no Portal 2, uma das mães reclamou que a unidade permaneceu fechada mesmo após o término dos jogos, mas os pais não saíram mais cedo do trabalho.
Continua depois da publicidade
“Se a creche fecha às 19h, por qual motivo irá fechar às 15h se o jogo acaba às 17h45? Os pais que trabalham até depois desse horário não vão ser liberados”, lembrou. Nos jogos da primeira fase da Copa, que começaram às 16h, as disputas terminaram antes das 18h. Na fase eliminatória, o horário pode ser estender com a prorrogação e os pênaltis.
O decreto municipal que alterou a jornada de trabalho nos serviços públicos nos dias de jogos da Seleção Brasileira prevê que as unidades escolares dispensem os alunos às 15h no caso de jogos às 16h. As escolas que têm aulas à noite atendem normalmente.
Para a próxima partida do Brasil, ao meio-dia de sexta-feira, não haverá dispensa. Está mantida aula normal para os turnos matutino e vespertino na rede municipal de ensino.
Camboriú e Penha têm inscrições abertas para polos de férias

Balneário começa a atender nos polos de férias a partir de 2 de janeiro
Camboriú e Penha estão com inscrições abertas para os polos de férias até sexta-feira. Em Camboriú são 500 vagas em dois CEIs. As creches Otília Santos da Silva, no Santa Regina, e o CAIC Jovem Ailor Lotério, no Monte Alegre, vão atender crianças de zero a 5 anos, das turmas do berçário à pré-escola. Os pólos vão funcionar de 19 de dezembro a 31 de janeiro.
Continua depois da publicidade
Em Penha são 350 vagas nos CEIs Casa da Amizade, Anjos do Itapocorói, Décio José Custódio e Orlandina Bento Mendes. As unidades vão abrir de 5 a 31 de janeiro, atendendo crianças de quatro meses a 5 anos. As inscrições acontecem na sede da secretaria, das 12h às 18h.
Em Balneário Camboriú, os polos vão funcionar de 2 a 31 de janeiro. As inscrições foram feitas em novembro. A secretaria informou que foram preenchidas 1065 vagas e eventuais vagas remanescentes ainda serão divulgadas. As unidades abertas seriam definidas conforme o número de inscritos.