FIM DE UMA ERA

Loja Pavan deixa Itajaí após meio século de história

Comércio ficou famoso por venda de fogos na avenida Sete de Setembro

Loja da Sete já está com as portas fechadas desde outubro

(Foto: Franciele Marcon)
Loja da Sete já está com as portas fechadas desde outubro (Foto: Franciele Marcon)
miniatura galeria
miniatura galeria

Após 48 anos instalada na avenida Sete de Setembro, a loja Pavan Armarinhos deixou o bairro Fazenda, em Itajaí. O empresário Lauri Pavan, de 72 anos, alugou o imóvel em frente do quartel do Corpo de Bombeiros para uma empresa de Maringá (PR)  e alugou um novo galpão para a esposa tocar a empresa que ficou famosa pelos fogos de artifício e que vai  continuar o negócio em Balneário Camboriú.

Lauri contou ao DIARINHO que abriu a loja em Itajaí em 1974. “Começamos a trabalhar com vassouras e similares. Na época, o nome da empresa era Comércio e Indústria de Vassouras e Similares ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Lauri contou ao DIARINHO que abriu a loja em Itajaí em 1974. “Começamos a trabalhar com vassouras e similares. Na época, o nome da empresa era Comércio e Indústria de Vassouras e Similares Itajaiense Ltda e ficava na rua Bernardino João Vitorino, depois viemos para o prédio próprio na Sete de Setembro”, explica.

Continua depois da publicidade

O empresário lembra que em agosto deste ano a loja completou 48 anos de funcionamento. “Quando iniciamos, os principais equipamentos eram vassouras, fogos de artifícios, produtos de limpeza, fogões industriais para restaurantes e churrasqueiras. Depois fomos mais para os fogos pirotécnicos – na época era liberado”, recorda.

Por décadas, Lauri foi o dono da principal loja de fogos de artifícios da região. O cliente encontrava de rojões até shows pirotécnicos completos para a virada de ano ou para celebrar as boas conquistas da vida. “Ganhamos muito dinheiro, tivemos divertimento e bastante trabalho. Vendíamos muitos fogos. Me incomodei um monte com esses fogos também”, confessa.

Com a fiscalização mais rígida com a venda de materiais explosivos e a proibição de fogos de artifícios barulhentos, a loja foi mudando o ramo de atuação. “Atualmente estamos trabalhando mais com venda de churrasqueiras”, comenta.

Se aposentou

A decisão de mudar a loja para a rua Síria, 1090, no bairro das Nações, segundo Lauri, aconteceu por conta de duas cirurgias a que ele se submeteu. Com os problemas de saúde, ele resolveu se aposentar.

Um procedimento foi para a implantação de prótese no joelho no ano passado. A outra cirurgia foi na coluna este ano. “Mudar para Balneário veio após a cirurgia no joelho, sofri e tô sofrendo um bocado; depois fiz uma cirurgia na coluna. Agora  parei de trabalhar”, explica.

Atualmente quem toca a empresa é a esposa de Lauri. “Ela alugou um galpão na rua Síria e montou a empresa  lá”, conta. A loja fechou as portas em Itajaí no dia 10 de outubro.

“Tenho 72 anos, oito filhos criados, todos trabalhando. Meus filhos estão todos grandes, os dois menores estão comigo. Se for contar toda a história minha, tenho que sentar e conversar bastante”, finaliza o comerciante que é irmão do ex-prefeito de Balneário Camboriú, Leonel Pavan.

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


🚨🚗 ATROPELAMENTO EM PENHA | Câmera de segurança registrou o momento em que cinco pessoas foram atingidas ...



Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Blogs

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Espaço Saúde

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris



Diz aí

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.