Atenção
Água turva prejudica abastecimento de Itajaí
Captação de água foi paralisada na noite quinta-feira; pode faltar água
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O Semasa constatou um alto índice de turbidez nos pontos de captação de água no canal retificado do Itajaí-Mirim e no ribeirão Mineral e paralisou a operação de tratamento da ETA Limoeiro durante a quinta-feira. No fechamento desta matéria, por volta das 21h, a estação continuava paralisada.
O nível de turbidez chegou em 1224 unidades, sendo que o adequado pro funcionamento pleno do sistema é até 100 unidades de turbidez. O problema é causado pelo grande volume de chuva dos últimos dias, que arrastou entulhos e outros resíduos pelo rio dificultando o tratamento.
No ponto de captação do Ribeirão Mineral, que abastece a localidade rural, a turbidez chegou a 1400NTU. A água escura fez com que o Semasa paralisasse o tratamento no reservatório da ETA Limoeiro. “Neste exato momento [às 21h de quinta-feira] ainda temos cerca de 25% de água no reservatório do Limoeiro e 10% no reservatório do São Roque. Apesar dos problemas na turbidez e necessidade de baixar a vazão, não temos enfrentado falta de água, mas sim baixa pressão”, explicou o diretor do Semasa, Victor Silvestre. Já o reservatório da ETA Arapongas apresenta 85% do total disponível de água tratada.
O Semasa pede que os moradores economizem água até a situação se normalizar. “Verificando com o nosso atendimento, na última hora, tivemos apenas um registro de reclamação de falta de água”, explicou Victor. Durante a madrugada, o Semasa atenderá à comunidade do Limoeiro com caminhão-pipa, se houver necessidade.
Novas atualizações serão publicadas no site www.semasaitajai.com.br e em nas redes sociais. Em caso de necessidade, procure os canais de atendimento 24 horas do Semasa no 0800 645 0195, 115, 3344-9000 ou Whatsapp/Telegram 47 99261-3492.