Já choveu em Itajaí 218 mm em novembro, volume 45% maior do que a média histórica do mês, que é de 151 mm, de acordo com dados do laboratório de Climatologia da Univali. A maior parte da chuvarada é registrada desde sábado, com volume de 188 mm até a manhã de quarta-feira.
Continua depois da publicidade
A previsão do laboratório indica até quinta-feira deve chover mais 110 mm na cidade. Para sexta-feira e sábado, estão previstos alguns períodos de sol com chuva fraca. Já o domingo terá ...
A previsão do laboratório indica até quinta-feira deve chover mais 110 mm na cidade. Para sexta-feira e sábado, estão previstos alguns períodos de sol com chuva fraca. Já o domingo terá o predomínio das nuvens com chuva fraca ocasional. A condição de chuva continua na região devido à combinação de áreas de instabilidade e a circulação marítima.
Continua depois da publicidade
“Atua entre São Paulo e Santa Catarina um cavado que funciona como um corredor de umidade sobre o oceano. Com a circulação marítima, essa umidade é transportada em direção ao continente. Essa mistura de áreas de instabilidade mais a circulação marítima continuará nos próximos dias”, explica o professor e climatologista Sergey de Araújo, coordenador do laboratório.
Em Camboriú, desde sábado, choveu 221 mm. O município acumula no mês volume de 274 mm de chuva, também superior ao esperado para o mês inteiro. Conforme o boletim da Univali, a maré meteorológica continuará até o fim de semana com ondulação entre 1 e 2 metros, dependendo do pico.
Continua depois da publicidade
Com essas condições, nos momentos da maré alta, há chance de represamentos e alagamentos pontuais nas áreas mais baixas suscetíveis à influência da maré. A Defesa Civil de Itajaí segue em alerta para riscos de deslizamentos nas encostas. A previsão de vento forte e mar agitado segue valendo pro litoral até quinta-feira. Na região, as rajadas poderão passar dos 40 km/h, diminuindo a intensidade a partir de sexta-feira.
Nas praias, as ondas ficarão entre 1 e 2 metros, dependendo do pico, com chance de ressaca pontual. Fora da costa, a agitação marinha provoca ondas entre 1,5 e 3 metros até o fim de semana, prejudicando embarcações menores. A partir de quinta-feira, as temperaturas aumentam na região, com mínimas entre 20/21°C e as máximas entre 26/30°C. A próxima semana também começará quente.