Boletim da Defesa Civil de Santa Catarina estendeu a previsão de chuva volumosa no estado até esta quarta-feira. Um “aviso especial” foi emitido para as cidades das regiões do Alto Vale, Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, que estão em risco muito alto para deslizamentos, enxurradas e alagamentos devido ao volume de chuvas dos últimos três dias.
Continua depois da publicidade
De acordo com o órgão, a partir desta terça-feira um sistema de baixa pressão que traz umidade do oceano para o continente deve se intensificar e aumentar as condições de risco em todo ...
De acordo com o órgão, a partir desta terça-feira um sistema de baixa pressão que traz umidade do oceano para o continente deve se intensificar e aumentar as condições de risco em todo o litoral catarinense.
Continua depois da publicidade
Segundo o meteorologista-chefe da Defesa Civil, Murilo Fretta, são esperados volumes de chuva acima de 200 mm entre terça e quarta-feira. Na Amfri, a chuva deve passar dos 100 mm entre a noite de terça e a tarde de quarta.
“As principais regiões sujeitas à ocorrência de chuva volumosa e persistente, movimento de massa e alagamentos, são a Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Sul, Litoral e Planalto Norte, Baixo e Médio Vale do Rio do Itajaí”, afirmou.
Continua depois da publicidade
Para Itajaí, a previsão é de chuva persistente, de fraca a moderada, com risco de temporais isolados até quinta-feira.
A Defesa Civil de Itajaí está em estado de atenção quanto ao risco de deslizamentos, alagamentos e enxurradas, após mais de 162 mm entre sábado e segunda-feira.
Em Balneário Camboriú, o município atingiu nesta terça-feira 144 mm de chuva em 96 horas. O total é o que estava previsto para o mês inteiro. A condição também é de alerta para deslizamentos.
A chuva alivia na sexta-feira, com previsão de abertura de sol na maioria das regiões do estado e chance de chuva isolada à tarde. O tempo deve continuar encoberto pro fim de semana, com sol entre nuvens, aumento da temperatura e condição de pancadas de chuva com trovoadas no fim do dia.
Decreto de emergência
Oito cidades do estado haviam decretado situação de emergência devido às chuvas até esta terça-feira. São Bento do Sul, Joinville, Luiz Alves, Corupá, Guaramirim, Rio dos Cedros, Timbó e Schroeder estavam lista. Em Schroeder, foi registrado o maior volume de chuva em três dias: 480 mm. Na região da Amfri, o maior volume em 72 horas foi em Luiz Alves (260 mm), seguido de Camboriú (179 mm) e Itajaí (163 mm).