A transportadora Dalçóquio está mudando as operações de Itajaí para Araucária (PR) e, segundo funcionários, iniciou uma nova leva de demissões. Alguns trabalhadores relataram que a empresa fecharia as portas em Itajaí, mas o Sindicato dos Motoristas explicou que a sede administrativa seguirá na cidade.
“Vão manter um escritório central aqui em Itajaí. O administrativo e direção ficam, o resto vai pra Curitiba”, confirmou o secretário-executivo do sindicato, Carlos César Pereira. Ele ...
“Vão manter um escritório central aqui em Itajaí. O administrativo e direção ficam, o resto vai pra Curitiba”, confirmou o secretário-executivo do sindicato, Carlos César Pereira. Ele informou que os motoristas não serão demitidos, mas o pessoal de mecânica, oficina, lavadores e empregados da manutenção, além de alguns administrativos perderam o emprego.
Um dos trabalhadores relatou que cerca de 15 pessoas da manutenção já foram demitidas só nos últimos dias. Apesar do corte ter ocorrido no último dia 9, o funcionário contou que até esta semana eles não tinham recebido o valor do salário e das rescisões. O grupo prometia um protesto na frente da empresa nesta sexta-feira, mas eles vão esperar o cumprimento de um novo acordo feito com os trabalhadores na quinta-feira.
O setor de RH conversaria com cada funcionário sobre a forma de acerto. “Dentro dessa reunião, a empresa se comprometeu a fazer os pagamentos em parcelas. Diante disso, vamos aguardar até dia 1º [de dezembro] pra saber se eles irão cumprir o acordo”, disse o funcionário. Se a promessa não for cumprida, os demitidos voltarão a se mobilizar pra garantir os direitos.
O secretário do sindicato lembrou que, pela nova lei trabalhista, não há mais obrigação de as rescisões serem homologadas na entidade, com a questão sendo tratada diretamente com os trabalhadores e patrão. O sindicato não pode intervir, só diante de denúncia comprovada.
“Até agora não recebemos nenhuma reclamação quanto às demissões. Caso apareça, vamos prestar toda assessoria aos trabalhadores”, disse César. Dúvidas podem ser tiradas junto ao sindicato pelo telefone (47) 3348-8667 ou pelo e-mail motorista@motorista.org.br.
A Transportes Dalçóquio foi fundada em 1968, em Itajaí. Com matriz na cidade, a empresa tem 12 filiais e um ponto de apoio em oito estados, com uma frota de 174 veículos em operação, conforme dados oficiais do site. A empresa não respondeu sobre o processo de mudança e demissões até o fechamento da matéria.
Recentemente, a transportadora foi associada aos bloqueios na BR 101, em Itajaí, contra o resultado das eleições, devido ao envolvimento do empresário Emílio Dalçóquio (herdeiro do grupo) nas manifestações. Ele é apontado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) como uma das lideranças dos bloqueios no estado. A empresa esclareceu que Emílio não faz parte da administração da Dalçóquio.