Matérias | Geral


SAÚDE

Casos de covid têm alta de 94% em SC; uso de máscara é novamente obrigatório em aviões

Estado está com 6 mil casos ativos de coronavírus nesta semana, após três meses de queda nos números

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Uso de máscaras em aviões e aeroportos passa a ser obrigatório a partir de sexta-feira, avisa a Anvisa (foto: João Batista)


Em meio à alta de casos de covid pelo país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a exigir o uso de máscaras em aviões e nos aeroportos. Em Itajaí, a explosão de casos na região e no estado fez a Univali voltar a recomendar as máscaras em todas as unidades da instituição.

Em Santa Catarina, o estado voltou a ter mais de 6 mil casos ativos de covid nesta semana, após três meses de queda. Conforme o boletim de terça-feira, eram 6356 casos ativos no estado e 620 na região da Amfri. Itajaí e Navegantes estão entre as 10 cidades com mais casos ativos em Santa Catarina, conforme levantamento da UFSC que apontou alta de 94% nos contágios no estado.

Diante do risco de uma nova onda da doença, a Anvisa também aprovou a venda nas farmácias de um remédio da Pfizer contra a covid-19 e liberou o uso emergencial de vacinas bivalentes da fabricante, que são atualizadas contra variantes do vírus. As medidas atendem recomendações de especialistas e entidades.



Novo remédio

A venda em farmácias e hospitais privados do Paxlovid foi autorizada pela Anvisa. A decisão levou em conta que a venda já é permitida em países com autoridades internacionais de referência, como Estados Unidos e Canadá, e considerou o cenário atual com a circulação das novas subvariantes da Ômicron e o aumento de casos.

O Paxlovid é de uso adulto, com venda nas farmácias sob prescrição médica. O remédio, que já tinha liberação pra uso emergencial desde março, é composto por comprimidos de nirmatrelvir e ritonavir, indicado pra pacientes que não precisam de oxigenação complementar e sem risco de quadro grave. O remédio deve ser tomado dentro de cinco dias após o início dos sintomas da doença.


“O diagnóstico precoce e o tratamento ambulatorial, quando necessários, são importantes para evitar a progressão da doença para casos graves”, afirmou a diretora da Anvisa, Meiruze Freitas.

 

"A vacinação continua sendo a melhor estratégia para evitar a covid-19, as hospitalizações e os óbitos." - Meiruze Freitas - Diretora da Anvisa

 

Uso de máscaras nos aviões


A Anvisa aprovou a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e nas dependências de aeroportos. A medida vale a partir de sexta-feira pra reduzir o risco de contágio diante da alta de casos. Foi considerada a previsão de aumento da transmissão pelo maior fluxo de viajantes nos aeroportos no final do ano.

A decisão ocorreu após reunião com especialistas em saúde e representantes de entidades como a Fundação Oswaldo Cruz e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Até o momento, o uso de máscara por passageiros e nos terminais era apenas recomendado.

“Os participantes da reunião ressaltaram que os dados epidemiológicos demandam o retorno de medidas não farmacológicas de proteção, como o uso de máscaras, principalmente no transporte público, aeroportos e ambientes fechados e confinados”, explicou a Anvisa, em nota.

 


Vacina atualizada contra variantes

O uso emergencial de duas vacinas bivalentes contra a covid-19 foi aprovado pela Anvisa. Os imunizantes da Pfizer são atualizados pra proteger contra as subvariantes da Ômicron do coronavírus. A aplicação foi liberada como dose de reforço em pessoas a partir de 12 anos e depois de três meses da última dose recebida.

As vacinas bivalentes são a segunda geração de imunizantes contra a covid-19, atuando contra a primeira variante do vírus, tida como mais perigosa. As novas subvariantes da Ômicron são mais transmissíveis, mas não provocam casos graves da doença. Com a liberação da Anvisa, agora caberá ao Ministério da Saúde comprar as vacinas bivalentes.

 

Casos ativos na região passaram de 66 pra 620 em apenas um mês

Itajaí e Navegantes entre as 10 cidades com mais casos ativos entre 12 e 18 de novembro

Itajaí e Navegantes entre as 10 cidades com mais casos ativos entre 12 e 18 de novembro


 

Boletim do Núcleo de Estudos da Economia Catarinense (Necat), da UFSC, que monitora a pandemia em Santa Catarina, mostra que os casos ativos de covid-19 aumentaram 94% na última semana, entre 12 e 18 de novembro, quando 4433 pacientes foram confirmados com a doença. Nesta semana, os casos ativos passaram de 6 mil.

O levantamento da UFSC mostrava Itajaí e Navegantes entre as 10 cidades com mais casos ativos no período, em lista liderada por Florianópolis. O estudo aponta que a tendência é de continuidade da alta de casos.

Nesta semana, o boletim da Secretaria de Estado da Saúde confirma a conclusão do estudo. Até terça-feira, eram 6356 casos ativos no estado. Há um mês, o total era de 1468. A região da Amfri soma 620 casos ativos, com Itajaí (146), Navegantes (119) e Balneário Camboriú (102) liderando a lista.

A quantidade representa uma explosão de novos casos na comparação com os números de 22 de outubro, quando a região registrava só 66 casos ativos. Apesar da alta, a região não tem pacientes em UTIs por conta da doença. No estado, eram 13 pessoas internadas, com 1,1% de ocupação dos leitos.

O aumento do contágio está ligado à circulação das novas variantes do coronavírus. Conforme a Secretaria de Saúde, o estado tem 43 variantes em circulação, entre elas a nova linhagem da Ômicron, com casos já registrados em Camboriú e outras três cidades. O risco de uma nova onda da doença fez o estado voltar a recomendar o uso de máscara.

Univali recomenda máscaras

Em nota divulgada nesta quarta-feira, a Univali voltou a recomendar o uso de máscara aos funcionários, alunos e usuários em todos os campi da instituição. “A Univali manifesta sua preocupação com a saúde de toda a comunidade acadêmica em função do aumento de casos positivados da nova variante da covid-19”, destaca o comunicado.

A universidade também lembra no aviso a importância de cuidados básicos de prevenção, como cobrir o nariz e boca ao espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados, usar álcool em gel e evitar contato com pessoas com sinais da doença.

“O Comitê Consultivo Univali Segura continuará acompanhando as manifestações e decisões governamentais dos entes e poderes da federação, de modo que, havendo novas orientações, voltará a se manifestar por meio de seus canais oficiais”, informa.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.239.112.140

Últimas notícias

Bora lá

Doe um quilo de alimento ou um produto de limpeza e ganhe uma muda de árvore nativa

Fim de semana de trabalho

Brusque continua força tarefa para recuperação da cidade após chuva

Santa Catarina

Santo Amaro da Imperatriz tem acessos liberados depois de interdição de cinco horas

SUSTO

Pilota de parapente cai em árvore na orla de Cabeçudas

Cultura

Festival de Teatro Primo Atto faz apresentações neste sábado em BC

Previsão do tempo

Sábado vai ser de calor, mas podem rolar chuva, vento e até granizo

Olho nas estradas

Trecho da BR-282 em Santo Amaro e Rancho Queimado continuam bloqueados

NAVEGANTES

Buscas por bombeiro desaparecido continuam

FIM DE UMA ERA

Loja Pavan deixa Itajaí após meio século de história 

Amfri

Justiça federal marca audiência sobre "estrangulamento” da BR 101



Colunistas

JotaCê

Reitor não quer ser prefeito

Na Rede

Confira o que bombou nas redes sociais do DIARINHO

Via Streaming

“Rainha de Katwe”

Foto do Dia

Entrada da Barra

Jackie Rosa

Mulherada reunida

Canal 1

Aceita que dói menos: mulheres ocupam merecido lugar no esporte

Coluna Esplanada

Tereza e Marinho

Clique diário

O colorido fim de tarde em Itajaí

Vinicius Lummertz

SC do futuro: nas BRs, 2023 pode ser pior do que 2022

Gente & Notícia

Família Koch na Copa

Direito na mão

O que acontece se a empresa não pagou o INSS do funcionário? Como fica a aposentadoria?

Coluna do Janio

Marinheiro no mercado

Coluna Exitus na Política

Futebol sem bola e sem goleiro

Coluna do Ton

Mãe & Filha

Coluna Fato&Comentário

Alvim Sandri: "História de vida", aos 99 anos

Artigos

Não queremos viver numa pátria dominada pela bandidagem



TV DIARINHO


Entrevistão com Alvin Sandri



Podcast

Entrevistão com Alvin Sandri

Publicado 03/12/2022 10:10



Especiais

OLHO NA DOSE

Pesquisa de preço mostra onde bebidas quentes são mais baratas

Na Estrada com o DIARINHO

Maravilhas naturais fazem de Bombinhas o Caribe catarinense

Itajaí

Do imóvel popular ao de altíssimo padrão são as apostas da Lotisa

Alto padrão

Procave agrega valor e exclusividade

Itajaí

Mercado da Brava continua em crescimento



Blogs

Blog do JC

Quadrangular 71 anos

A bordo do esporte

Volta ao Mundo Globe40 parte para a Argentina

Blog Doutor Multas

Fumar e dirigir dá multa?

Blog do Ton

Festa The Box comemora 5 anos neste fim de semana em Balneário Camboriú

Blog da Ale Francoise

Os poderes da Spirulina!

Blog da Jackie

Spring Party

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Alvim Sandri

"Levei a vida que a minha mãe ensinou: fé em Deus e andar certo

Marcelo Sodré

"A hora que entrar o contrato de arrendamento essa agonia se dissipa. As empresas vêm pra fazer o porto continuar crescendo”

James Winter

“Só vai haver desemprego e demissão em massa se não tiver carga aqui no Porto de Itajaí”

Décio Lima

"Hoje, de R$ 97 bilhões que são arrecadados pelo governo federal em Santa Catarina, apenas R$ 7 bilhões voltam”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação