Matérias | Geral


SAÚDE

Casos de covid têm alta de 94% em SC; uso de máscara é novamente obrigatório em aviões

Estado está com 6 mil casos ativos de coronavírus nesta semana, após três meses de queda nos números

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Uso de máscaras em aviões e aeroportos passa a ser obrigatório a partir de sexta-feira, avisa a Anvisa (foto: João Batista)


Em meio à alta de casos de covid pelo país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a exigir o uso de máscaras em aviões e nos aeroportos. Em Itajaí, a explosão de casos na região e no estado fez a Univali voltar a recomendar as máscaras em todas as unidades da instituição.

Em Santa Catarina, o estado voltou a ter mais de 6 mil casos ativos de covid nesta semana, após três meses de queda. Conforme o boletim de terça-feira, eram 6356 casos ativos no estado e 620 na região da Amfri. Itajaí e Navegantes estão entre as 10 cidades com mais casos ativos em Santa Catarina, conforme levantamento da UFSC que apontou alta de 94% nos contágios no estado.

Diante do risco de uma nova onda da doença, a Anvisa também aprovou a venda nas farmácias de um remédio da Pfizer contra a covid-19 e liberou o uso emergencial de vacinas bivalentes da fabricante, que são atualizadas contra variantes do vírus. As medidas atendem recomendações de especialistas e entidades.



Novo remédio

A venda em farmácias e hospitais privados do Paxlovid foi autorizada pela Anvisa. A decisão levou em conta que a venda já é permitida em países com autoridades internacionais de referência, como Estados Unidos e Canadá, e considerou o cenário atual com a circulação das novas subvariantes da Ômicron e o aumento de casos.

O Paxlovid é de uso adulto, com venda nas farmácias sob prescrição médica. O remédio, que já tinha liberação pra uso emergencial desde março, é composto por comprimidos de nirmatrelvir e ritonavir, indicado pra pacientes que não precisam de oxigenação complementar e sem risco de quadro grave. O remédio deve ser tomado dentro de cinco dias após o início dos sintomas da doença.


“O diagnóstico precoce e o tratamento ambulatorial, quando necessários, são importantes para evitar a progressão da doença para casos graves”, afirmou a diretora da Anvisa, Meiruze Freitas.

 

"A vacinação continua sendo a melhor estratégia para evitar a covid-19, as hospitalizações e os óbitos." - Meiruze Freitas - Diretora da Anvisa

 

Uso de máscaras nos aviões


A Anvisa aprovou a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e nas dependências de aeroportos. A medida vale a partir de sexta-feira pra reduzir o risco de contágio diante da alta de casos. Foi considerada a previsão de aumento da transmissão pelo maior fluxo de viajantes nos aeroportos no final do ano.

A decisão ocorreu após reunião com especialistas em saúde e representantes de entidades como a Fundação Oswaldo Cruz e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Até o momento, o uso de máscara por passageiros e nos terminais era apenas recomendado.

“Os participantes da reunião ressaltaram que os dados epidemiológicos demandam o retorno de medidas não farmacológicas de proteção, como o uso de máscaras, principalmente no transporte público, aeroportos e ambientes fechados e confinados”, explicou a Anvisa, em nota.

 


Vacina atualizada contra variantes

O uso emergencial de duas vacinas bivalentes contra a covid-19 foi aprovado pela Anvisa. Os imunizantes da Pfizer são atualizados pra proteger contra as subvariantes da Ômicron do coronavírus. A aplicação foi liberada como dose de reforço em pessoas a partir de 12 anos e depois de três meses da última dose recebida.

As vacinas bivalentes são a segunda geração de imunizantes contra a covid-19, atuando contra a primeira variante do vírus, tida como mais perigosa. As novas subvariantes da Ômicron são mais transmissíveis, mas não provocam casos graves da doença. Com a liberação da Anvisa, agora caberá ao Ministério da Saúde comprar as vacinas bivalentes.

 

Casos ativos na região passaram de 66 pra 620 em apenas um mês

Itajaí e Navegantes entre as 10 cidades com mais casos ativos entre 12 e 18 de novembro

Itajaí e Navegantes entre as 10 cidades com mais casos ativos entre 12 e 18 de novembro


 

Boletim do Núcleo de Estudos da Economia Catarinense (Necat), da UFSC, que monitora a pandemia em Santa Catarina, mostra que os casos ativos de covid-19 aumentaram 94% na última semana, entre 12 e 18 de novembro, quando 4433 pacientes foram confirmados com a doença. Nesta semana, os casos ativos passaram de 6 mil.

O levantamento da UFSC mostrava Itajaí e Navegantes entre as 10 cidades com mais casos ativos no período, em lista liderada por Florianópolis. O estudo aponta que a tendência é de continuidade da alta de casos.

Nesta semana, o boletim da Secretaria de Estado da Saúde confirma a conclusão do estudo. Até terça-feira, eram 6356 casos ativos no estado. Há um mês, o total era de 1468. A região da Amfri soma 620 casos ativos, com Itajaí (146), Navegantes (119) e Balneário Camboriú (102) liderando a lista.

A quantidade representa uma explosão de novos casos na comparação com os números de 22 de outubro, quando a região registrava só 66 casos ativos. Apesar da alta, a região não tem pacientes em UTIs por conta da doença. No estado, eram 13 pessoas internadas, com 1,1% de ocupação dos leitos.

O aumento do contágio está ligado à circulação das novas variantes do coronavírus. Conforme a Secretaria de Saúde, o estado tem 43 variantes em circulação, entre elas a nova linhagem da Ômicron, com casos já registrados em Camboriú e outras três cidades. O risco de uma nova onda da doença fez o estado voltar a recomendar o uso de máscara.

Univali recomenda máscaras

Em nota divulgada nesta quarta-feira, a Univali voltou a recomendar o uso de máscara aos funcionários, alunos e usuários em todos os campi da instituição. “A Univali manifesta sua preocupação com a saúde de toda a comunidade acadêmica em função do aumento de casos positivados da nova variante da covid-19”, destaca o comunicado.

A universidade também lembra no aviso a importância de cuidados básicos de prevenção, como cobrir o nariz e boca ao espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados, usar álcool em gel e evitar contato com pessoas com sinais da doença.

“O Comitê Consultivo Univali Segura continuará acompanhando as manifestações e decisões governamentais dos entes e poderes da federação, de modo que, havendo novas orientações, voltará a se manifestar por meio de seus canais oficiais”, informa.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






44.197.198.214

Últimas notícias

Verão

Itajaí libera mesas e cadeiras de bares nas praias, mas cobrança é proibida

ITAJAÍ

Praia do Atalaia será palco de torneio solidário de surfe

THIAGO SILVA

Capitão da seleção brasileira tem iate fabricado em Itajaí

Porto de Itajaí

Prefeito Volnei considera vetar a renovação com a APM Terminals

Novas caras

Marcílio Dias confirma sete contratações para o Catarinense

ITAJAÍ

Morre o João dono da antiga banca LoJoão

Serra de Guaratuba

Tráfego na BR 376 é liberado em uma pista

Liga Nacional

Handebol Itajaí perde com gol irregular; equipe quer anulação do jogo

NATAL 2022

Vaticano fará carreata iluminada com Papai Noel em quatro cidades de Santa Catarina

Vazamentos

Índices de perdas da Águas de Camboriú chega a 17,9% nos últimos meses



Colunistas

JotaCê

Zanatta e Boulos juntos em Brasília

Coluna Esplanada

Desafino no backstage

Gente & Notícia

Marina Itajaí é Bandeira Azul

Canal 1

Humorístico da Band tinha tudo para dar errado. E deu

Clique diário

Pé na areia

Direito na mão

Quem pode pedir a revisão da vida toda?

Foto do Dia

Dia de chuva

Coluna do Janio

Apresentação do Marinheiro

Coluna Exitus na Política

A liberdade do tempo

Na Rede

Confira o que bombou nas redes sociais do DIARINHO

Via Streaming

“Rainha de Katwe”

Jackie Rosa

Mulherada reunida

Vinicius Lummertz

SC do futuro: nas BRs, 2023 pode ser pior do que 2022

Coluna do Ton

Mãe & Filha

Coluna Fato&Comentário

Alvim Sandri: "História de vida", aos 99 anos

Artigos

Não queremos viver numa pátria dominada pela bandidagem



TV DIARINHO


Confira as principais notícias desta quarta-feira no DIARINHO: - Homem que matou amigo durante churrasco ...





Especiais

Pesquisa de preços

Bora conferir as pechinchas da semana pra garantir o churrasco do jogo do Brasil

OLHO NA DOSE

Pesquisa de preço mostra onde bebidas quentes são mais baratas

Na Estrada com o DIARINHO

Maravilhas naturais fazem de Bombinhas o Caribe catarinense

Itajaí

Do imóvel popular ao de altíssimo padrão são as apostas da Lotisa

Alto padrão

Procave agrega valor e exclusividade



Blogs

A bordo do esporte

Adeus ao juiz de vela Dionysio Sulzbeck

Blog do JC

Quadrangular 71 anos

Blog Doutor Multas

Fumar e dirigir dá multa?

Blog do Ton

Festa The Box comemora 5 anos neste fim de semana em Balneário Camboriú

Blog da Ale Francoise

Os poderes da Spirulina!

Blog da Jackie

Spring Party

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Alvim Sandri

"Levei a vida que a minha mãe ensinou: fé em Deus e andar certo

Marcelo Sodré

"A hora que entrar o contrato de arrendamento essa agonia se dissipa. As empresas vêm pra fazer o porto continuar crescendo”

James Winter

“Só vai haver desemprego e demissão em massa se não tiver carga aqui no Porto de Itajaí”

Décio Lima

"Hoje, de R$ 97 bilhões que são arrecadados pelo governo federal em Santa Catarina, apenas R$ 7 bilhões voltam”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação