ANTONIO FLORIANO
Poeta itajaiense lança livro sobre exílio e saudade nesta sexta-feira
Lançamento terá performance de companhia de teatro
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]






O poeta itajaiense Antonio Floriano lança seu sexto livro de poesia, intitulado “Eu sonho contigo no exílio”, nesta sexta-feira, às 20h30, na Itajaí Criativa. No evento haverá a performance da Téspis Cia de Teatro, com atuação da atriz Denise da Luz.
O livro, editado pela Editora Nave, reúne alguns dos poemas do livro Cadernos do Japão, com fotos de Fernando Phillipi, fotógrafo de Itajaí que vive em San Diego, nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Foi no ano passado, quando o poeta lançou o livro “Post Provisório”, em Lisboa, Portugal, que o novo livro nasceu para Floriano. Ele explica que, naquele momento pós-pandemia, o exílio particular que atingiu milhares de pessoas – e vendo tantos brasileiros vivendo longe de seu país – teve de volta o sentimento de estar longe das pessoas queridas.
“Me veio o sentimento dos anos que estive como exilado econômico no Japão. Pessoas tentando sobreviver no exterior, com suas histórias de imigrantes, brasileiros de todos os lugares”.
Continua depois da publicidade
Naquele momento o poeta teve acesso às fotos de Phillipi, que retratavam a pandemia nos Estados Unidos. “Umas solitárias, outras introspectivas, naturezas mortas e nos entendemos para compor esse livro. Eu gosto muito das parcerias em meus trabalhos”, completa o autor.
“Eu sonho contigo no exílio” foi publicado com patrocínio do município e da Fundação Cultural de Itajaí, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O livro será vendido por R$ 20 no dia do lançamento. Após o evento, o livro custará R$30.
Performance
Durante o lançamento ocorrerá performance poética da obra, com montagem da Téspis Cia de Teatro. A peça dará voz e novos ritmos aos poemas de Floriano, exibindo também as fotografias de Phillipi para compor o clima de exílio que habita as páginas do livro. A peça tem direção de Max Reinert e trilha sonora de Hedra Rockenbach.