Os moradores de Barra Velha que esperam a nova ponte sobre o rio Itajuba há dois anos temem passar mais uma temporada sem a travessia que liga o bairro Itajuba, no limite entre Barra Velha e Balneário Piçarras. A preocupação é porque o prazo inicial para conclusão terminou em junho e neste mês já teria vencido a prorrogação para entregar a obra, que segue inacabada.
Continua depois da publicidade
Segundo um denunciante, a empreiteira ainda não executou nem a metade do projeto, embora o município, conforme aponta, já tenha pagado a maior parte do valor. “É uma vergonha uma obra ...
Segundo um denunciante, a empreiteira ainda não executou nem a metade do projeto, embora o município, conforme aponta, já tenha pagado a maior parte do valor. “É uma vergonha uma obra dessa envergadura e necessidade para o município estar nesta situação”, critica. Ele ainda reclama que o trabalho tem gerado sujeira no entorno do canteiro de obras e que a calçada vem sendo usada para colocação de materiais.
Continua depois da publicidade
A construção da ponte foi iniciada em outubro de 2021, prevista para ser entregue em até 240 dias, prazo que venceu em 13 de junho deste ano e que foi estendido por mais três meses. A comunidade está sem a travessia desde novembro de 2020, quando a justiça determinou a interdição da estrutura devido ao risco de desabamento. A antiga ponte foi demolida em 2021 para dar lugar à nova passagem.
Enquanto a nova ponte não sai, motoristas, pedestres e motociclistas seguem usando uma travessia provisória de madeira instalada perto das obras para atender emergencialmente os moradores. Mas o acesso é só para veículos leves e passa apenas um por vez, gerando filas. Carros grandes, caminhões e ônibus têm que fazer o contorno pela BR 101.
Continua depois da publicidade
Obra tá no prazo, diz prefeitura
Segundo a prefeitura, ainda não venceu o prazo do aditivo de contrato. Os dados do Portal da Transparência mostram que a prorrogação foi feita em 7 de julho e segue válida até 7 de outubro. O contrato também ganhou um aditivo de verba, recebendo mais R$ 229 mil no projeto, que tem orçamento de R$ 2,7 milhões.
O município, porém, não informou qual a previsão de entrega da obra e se o contrato deve ser estendido mais uma vez. No momento, a empresa responsável trabalha na concretagem da sétima das nove vigas da ponte. Ainda nesta semana, era prevista a construção da travessa do lado sul, cujas ferragens estavam quase todas prontas.
Com a conclusão das vigas, segundo informações da empresa repassadas à prefeitura, as lajes da nova ponte poderão ser colocadas. De acordo com o município, as lajes estão no canteiro de obras, pré-moldadas e prontas para instalação.