Na telona
Filme produzido por alunos de Bombinhas participa de mostra internacional de cinema
Anônima é o título do curta que trata das redes sociais no cotidiano dos adolescentes
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]




Projeto que englobou uma série de oficinas de cinema no Centro de Educação Integral Tecnológico (CEIT) Leonel Brizola resultou na produção de um curta que leva Bombinhas pela primeira vez a uma mostra internacional de cinema. A produção foi selecionada para a 26ª edição da Mostra Infantojuvenil do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), que acontece entre 22 e 28 de setembro, no Beiramar Shopping. As exibições de Anônima estão programadas para os dias 26 (segunda-feira) e 27 (terça-feira).
Anônima é resultado do projeto Oficina de Cinema para Jovens, proposto pelo diretor de cinema, fotógrafo, editor e roteirista argentino radicado em Bombinhas, Santiago José Asef, com alunos do CEIT. O projeto foi realizado em abril e apresentou aos estudantes o universo da produção cinematográfica por meio de palestras e mostra de cinema, e aulas teóricas e práticas de direção, linguagem audiovisual, criação, montagem, roteiro, autoria, desenho de produção e arte, entre outros aspectos do processo de criação cinematográfica.
O projeto contou ainda com oficinas do romancista, roteirista, crítico literário e editor Carlos Henrique Schroeder; o pintor, artista digital, fotógrafo, produtor e diretor de cinema Alceu Bett; e pelo produtor, roteirista e diretor de cinema André Gevaerd. O trabalho envolveu diretamente os estudantes do oitavo ano no processo de roteirização, filmagem, atuação e edição de Anônima.
O curta-metragem foi filmado no ambiente escolar e trata da problemática da utilização das redes sociais por parte dos adolescentes, em que um perfil anônimo questiona a verdade e busca fazer justiça. Ainda inédito, o filme tem duração de cinco minutos e será divulgado nos canais da Tiqsi Filmes e do CEIT Leonel de Moura Brizola no YouTube, após as exibições no festival. A filmagem de Anônima foi viabilizada pelo Edital Mestre Cantalício Rocha 2021, com recursos do Fundo Municipal de Cultura da Fundação de Cultura de Bombinhas.
Continua depois da publicidade
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!