PESQUISA ELEITORAL ● Bolsonaro tem 35% e Lula 29% em Santa Catarina
Presidente lidera as intenções de voto, também, no segundo turno com 41,2%; Lula soma 35,68%
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]
Diferença entre petista e atual presidente gira entre 5 e 6% nos cenários avaliados pelo Visão Pesquisas/Fotos Divulgação.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a corrida presidencial em Santa Catarina tanto no cenário estimulado - quando há citação do candidato no momento da pergunta - quanto espontâneo - quando o entrevistado indica o nome do seu candidato sem ter uma listagem à mão. A constatação é da Visão Pesquisas, que ouviu presencialmente 1250 eleitores catarinenses, entre 17 a 23 de agosto, em parceria com a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori-SC).
Continua depois da publicidade
Diante da lista de candidatos, Bolsonaro foi o mais lembrado, e recebeu 35,92% das citações, seguido pelo ex-presidente Lula da Silva (PT), mencionado por 29,28% dos eleitores. As entrevistas ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Diante da lista de candidatos, Bolsonaro foi o mais lembrado, e recebeu 35,92% das citações, seguido pelo ex-presidente Lula da Silva (PT), mencionado por 29,28% dos eleitores. As entrevistas ocorreram em municípios catarinenses de todas as regiões do Estado.
Continua depois da publicidade
Já na estimulada, que indica o nome do candidato e seu respectivo vice, Bolsonaro (PL) e o general Braga Netto (PL) somam 37,92%, seguidos por Lula e Geraldo Alckmin (PSB), que recebem 32,16% dos votos. Ciro Gomes (PDT) e Ana Paula Matos (PDT) somam 3,60% e Simone Tebet (MDB) e Mara Gabrilli (PSDB) totalizam 0,96%.
Os demais postulantes receberam, juntos, 0,96% das indicações: Felipe D’Ávila e Tiago Mitraud (Novo) 0,24%; Sofia Manzano e Antônio Alves (PCB) 0,16%; Soraya Thronicke e Marcos Cintra (UB) 0,16%; Vera e Raquel Tremembé (PSTU) 0,16%; Léo Péricles e Samara Martins (UP) 0,08.
Continua depois da publicidade
Pablo Marçal e Fátima Pérola Negra (PROS) somaram 0,08%; mesmo índice de Roberto Jefferson e Padre Kelmon (PTB). Eymael e Professor Bravo (DC) não pontuaram. Os indecisos somaram 17,20%. Entre os catarinenses, os brancos, nulos e pessoas que não irão votar alcançaram 5,68%. Não opinaram são 1,52% dos pesquisados.
Segundo turno
A Visão Pesquisas sondou ainda o cenário para o segundo turno. Em Santa Catarina, Bolsonaro lidera o segundo turno com 41,20% das intenções de voto; Lula tem 35,68%. Indecisos somam 12,08%; branco, nulo e ‘não vai votar’ totalizam 9,36%; não opinaram 1,68%. No total, 73,28% dos consultados apontaram que seu voto é definitivo.
Lula lidera em rejeição, com 34,96% das respostas apontando que não votariam no candidato do PT. Já Bolsonaro é rejeitado por 29,12% dos pesquisados.
A pesquisa
A margem de erro da sondagem da Visão Pesquisas é de 2,5% e o nível de confiança é de 95%. O número de registro da consulta no TRE (SC) é SC04411/2022.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.