A partir de agosto, o check-in e o embarque em aeronaves apenas com reconhecimento facial passarão a valer de forma definitiva em dois aeroportos brasileiros. Aa primeira ponte área biométrica de ponta a ponta do mundo será entre Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).
Continua depois da publicidade
A Pacer, empresa responsável pela tecnologia, instalou totens de leitura biométrica em 20 portões de embarque (12 em São Paulo e oito no Rio de Janeiro), o que vai permitir que passageiros ...
A Pacer, empresa responsável pela tecnologia, instalou totens de leitura biométrica em 20 portões de embarque (12 em São Paulo e oito no Rio de Janeiro), o que vai permitir que passageiros e tripulantes façam a viagem sem cartões de embarque ou documentos físicos.
Continua depois da publicidade
Segundo o diretor comercial da Pacer, Giuliano Podalka, a iniciativa automatiza os processos de check-in e embarque com o objetivo de ganhar agilidade e segurança.
Com a biometria, o tempo médio do embarque caiu de 7,5 segundos para 5,4 segundos por passageiro. Isso significa que, com a biometria, será possível processar mais embarques no mesmo tempo do processamento atual, correspondendo a um ganho de 27%. Mas os viajantes poderão optar entre o sistema e os procedimentos tradicionais de check-in e embarque, que continuam disponíveis.
Continua depois da publicidade
Gol tá pronta
A Gol Linhas Aéreas já aderiu à novidade. Para utilizá-la, o cliente precisa ser maior de 18 anos e ter feito o cadastro prévio no sistema biométrico da Carteira Nacional de Habilitação (CNH digital) ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - o título de eleitor.
Após o check-in on-line pelo app Gol, o passageiro receberá um aviso sobre a novidade, então é só clicar em “Agilizar Embarque”.
Em seguida, vêm as instruções para a captura da biometria (local iluminado, fundo neutro, sem chapéu ou óculos escuros).